Descansando no Senhor

Autor: Jeremy James, Irlanda, 20/1/2022.

A Palavra de Deus repete certas coisas para nosso benefício. Quando o Espírito Santo faz isto, Ele está pedindo que prestemos atenção ao que está sendo dito.

Uma imagem que Ele repete várias vezes, tanto no Velho quanto no Novo Testamento, é a da erva que cresce no campo. O salmista diz: "Quanto ao homem, os dias dele são como a erva..." [Salmos 103:15]. O apóstolo Pedro repete esse pensamento: "Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor." [1 Pedro 1:24].

A erva pode florescer e produzir belas flores, mas elas rapidamente secam e murcham. Depois de pouco tempo ela é pisada, comida ou colhida para ser usada como palha ou estofo para forrar o local de dormir dos animais. Ou, ela poderá se secar ao sol antes que suas poucas e preciosas flores apareçam.

Tiago usa a mesma imagem para fazer um ponto similar: "... ele passará como a flor da erva." [Tiago 1:10].

Jesus disse que os lírios (ou flores silvestres) do campo estavam ornamentados de forma mais espetacularmente bonita do que qualquer roupa usada pelo rei Salomão, e isto fornecido pela providência de Deus. Ao dizer isso, Ele estava usando uma imagem que também transmitia a natureza transitória da nossa existência aqui na Terra.

O Espírito Santo quer que tomemos consciência da nossa fragilidade. Qualquer um de nós pode sofrer um acidente a qualquer momento, ou desenvolver uma doença e morrer em bem pouco tempo. Não sabemos a hora. A exortação dele aplica-se a todos os homens igualmente, mas para os fiéis cristãos, parece ter um propósito adicional: "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios." [Salmos 90:12].

Maturidade Espiritual

Quando escreveu aos coríntios, o apóstolo Paulo fez uma descrição das muitas limitações deles. Ao fazer isto, ele os lembrou que a falta de maturidade espiritual deles significava que ele não tinha escolha, e precisaria alimentá-los com leite, sem nada sólido. Entretanto, na carta aos Hebreus (que ele provavelmente escreveu), ele começa imediatamente a tratar algumas questões teológicas profundas e pensamos: Ah, desta vez temos uma audiência espiritualmente mais madura. Mas, nossa suposição se desfaz totalmente no capítulo 5, quando ele se refere a eles como "crianças", que ainda necessitavam de leite e não de mantimento sólido.

Eles não estavam contando seus dias, como diz o salmista, e aplicando seus corações à sabedoria. Eles parecem ter se esquecido dos "primeiros rudimentos das palavras de Deus" (Hebreus 5:12). Eles tinham permitido que o tempo passasse e se acomodaram com aquilo que tinham aprendido, quando, em vez disso, deveriam ter crescido em maturidade e aprendido a "discernir tanto o bem como o mal". (verso 14).

As crianças que necessitam de leite estão a uma longa distância de soldados que sabem como vestir suas armaduras!

A principal diferença entre eles é o temor a Deus. As crianças ainda não aprenderam a temer a Deus. Eles têm pouca compreensão de quem Ele realmente é. Obtemos isso somente com um estudo dedicado e sentindo amor pela Sua Palavra. O mundo não pode ensinar isto por que rejeita a Deus e o "deus" que ensina é um deus falso.

Buscando o Temor a Deus

Em nossa condição humana caída estamos muito relutantes em buscar o temor a Deus, mas isto é algo que precisa ser feito. Caso contrário, continuaremos a viver como crianças e deixar de receber a maior parte daquilo que o Espírito Santo quer conceder para nosso benefício.

Verdadeiramente, como é dito: "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria." [Salmos 111:10a].

Um número grande demais de cristãos hoje não tem sabedoria por que nunca aprendeu a temer o Senhor. Poucos parecem entender que isto é algo que precisamos aprender. E não temos isto naturalmente. Veja o que o salmista diz:

"Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do SENHOR." [Salmos 34:11].

Os "meninos" são as crianças referenciadas pelo apóstolo Paulo.

Houve um tempo em que os cristãos falavam de um diácono ou presbítero altruísta como um homem que temia a Deus. Esta era a mais elevada virtude que alguém poderia ter, na estimativa deles. Eles o viam, não apenas como um homem íntegro, ou um bom homem, mas como algo maior, um homem temente a Deus.

A sabedoria de Deus é dada somente àqueles que O temem:

"O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança." [Salmos 25:14].

Esse temor, como todos sabemos, é muito diferente do temor produzido pelos nossos inimigos, aqueles que querem nos prejudicar. Experimentamos o temor do homem em nossa carne, mas nosso temor a Deus é o tremendo respeito que temos por Ele em nossa alma.

Aqueles que temem a Deus estão abertos a aprender! Ele pode nos pegar pela mão e mostrar aquilo que, de outro modo, em nossa condição caída, deixaríamos de ver, ignoraríamos ou rejeitaríamos:

"Qual é o homem que teme ao SENHOR? Ele o ensinará no caminho que deve escolher." [Salmos 25:12].

Os Olhos do Senhor

Os olhos de Deus estão continuamente sobre aqueles que O temem:

"Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia." [Salmos 33:18].

O temor a Deus e a confiança na Sua misericórdia andam de mãos dadas. Aqueles que confiam Nele sabem que "Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos, e santo em todas as suas obras." [Salmos 145:17]. Tanto a fé deles em Deus e o temor a Deus estão enraizados na confiança.

Estamos olhando atentamente para este tópico por que estamos prestes a entrar em um tempo quando o Maligno usará o medo como nunca antes, para atemorizar toda a humanidade e desmoralizar os santos. Se tememos ao Senhor em um tempo de paz e harmonia, não teremos dificuldade em fazer isso quando os tempos estiverem difíceis. Entretanto, aqueles que não tinham o temor de Deus antes de isso iniciar terão dificuldades em descobrir isso quando o mundo estiver em turbulência e todos antigos marcos, as certezas confortadoras, forem retirados e removidos.

A Completa Armadura de Deus

Aqueles que temem a Deus farão habitualmente aquilo que as crianças raramente são levadas a fazer, isto é, colocar a plena armadura de Deus. Eles sabem o quão importante é proteger a si mesmo espiritualmente! As crianças tendem a não ver os perigos à frente e confiam, ao revés, em cristãos mais "velhos" para lhes dar orientação. Mas, em um tempo de grande turbulência, isto é tolice. Com pouco ou nenhum fundamento no mantimento sólido da Palavra de Deus, eles simplesmente não conseguem distinguir entre o bom e o mau conselho. Eles não sabem como ouvir a voz mansa e delicada que fala dentro deles.

A Palavra de Deus nos dá um exemplo extraordinário do modo como essas verdades estão conectadas. Elias foi um gigante no meio de pigmeus, um servo admirável de Deus. A coragem e as experiências dele sempre inspiraram os fiéis ao longo dos tempos. É difícil imaginar como qualquer outro homem poderia fazer o que Elias fez no Monte Carmelo! O entusiasmo dele pela verdade era tal que a Bíblia em um lugar refere-se a Deus como "o Senhor Deus de Elias" (2 Reis 2:14). Ele até foi convidado pelo Senhor para estar presente na transfiguração de Seu Filho e discutir com Ele e com Moisés o sacrifício que Ele teria de fazer no Calvário (Lucas 9:31).

Não tenha dúvida que Elias, o tisbita, foi verdadeiramente um grande guerreiro de Deus. À luz disso, pode parecer difícil acreditar que uma simples carta de uma mulher ímpia o fez entrar em pânico, levando-o fugir, temendo por sua vida e dirigindo-se o máximo possível para o sul, para longe da rainha má. Mas, isto é o que aconteceu.

Dado o desafio que a igreja está enfrentando agora, esse episódio perturbador da Palavra de Deus é especialmente pertinente. Não é dito por que esse medo tão grande veio sobre Elias, mas é o que aconteceu. A Palavra de Deus refere-se sucintamente ao momento crítico:

"E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo." [1 Reis 10:1-3].

A rainha Jezabel enviou um "mensageiro", mas a mensagem era escrita. Sabemos isto por causa da frase: "O que vendo ele..." Se a mensagem tinha sido entregue oralmente pelo mensageiro, o texto bíblico diria: "O que ouvindo ele.."

Cartas no Velho Testamento

As cartas ou mensagens escritas no Velho Testamento são frequentemente usadas como instrumentos do mal. Davi escreveu uma carta para seu general Joabe, enviando-a pelas mãos de Urias, com instruções para preparar a morte do portador. Senaqueribe enviou uma carta blasfema para o rei Ezequias, que o rei levou imediatamente ao templo e a estendeu diante do Senhor. Os líderes de Samaria escreveram uma carta ao rei Artaxerxes, em que condenaram os judeus por tentarem reconstruir o templo em Jerusalém e pediram que o rei proibisse a continuidade do trabalho de construção. Por sua vez, eles receberam uma resposta de Artaxerxes, que eles imediatamente levaram até Jerusalém e a acenaram diante dos judeus. A carta proibia que eles executassem qualquer trabalho adicional na reconstrução da cidade. Sambalate enviou cartas ofensivas a Neemias, tentando desestabilizá-lo e enfraquecer seu ânimo. E então, temos as cartas que Hamã enviou a todos os governadores das províncias, seladas com o anel do rei, ordenando que aniquilassem os judeus em um determinado dia.

Precisamos também observar outra carta maligna enviada por Jezabel, dizendo aos governadores de Jezreel a apresentarem falsas acusações de blasfêmia contra Nabote e fizessem com que ele fosse executado, junto com seus filhos.

Jezabel era uma bruxa de alto grau, uma mulher que exultava em sua capacidade de invocar o poder de Baal. Jesus Cristo advertiu a respeito de uma mulher perigosa chamada Jezabel em Apocalipse 2:20, "que chama a si mesma de profetiza". Esta referência, junto com a referência a Balaão em Apocalipse 2:14, indicam que a Jezebel original, como Balaão, estava imbuída com uma capacidade sobrenatural tenebrosa.

Quando ela redigiu sua carga maligna para Elias, é provável que tenha invocado uma legião de demônios, para amaldiçoar a carta. Após a grande vitória no Monte Carmelo, parece que Elias baixou sua guarda. Em certo sentido, ele pode ter retirado sua armadura espiritual. Quando abriu a carta, ele estava provavelmente refletindo sobre os eventos admiráveis daquele dia e não dando a atenção apropriada àquilo que tinha acabado de receber — por sua própria vontade — em sua mão. Quando ele abriu a carta e leu as palavras ameaçadoras, aparentemente os demônios lançaram-se contra ele.

Não sabemos com certeza que isto aconteceu, mas nossa especulação está bem fundamentada. Elias tinha passado a maior parte daquele dia zombando e humilhando aquelas entidades malignas. Em seguida, ele matou centenas de seus anfitriões humanos. Durante todo aquele período, ele estava perfeitamente protegido, fazendo o que fez no temor a Deus.

Seja lá o que possa ter causado o lapso da parte dele, o ataque o afetou. Subitamente, ele ficou tomado por um grande temor do homem e fugiu, para escapar com vida.

O Maligno Nunca Descansa

Ao relatar este evento, não estamos sugerindo que os fiéis cristãos hoje serão atacados desse modo, ou com esse tipo de força concentrada. O que precisamos ver, porém, é que até o mais experiente e bem enraizado servo de Deus é um alvo potencial. Como o Maligno nunca descansa, nunca podemos nos dar ao luxo de subestimar "os dardos inflamados do Maligno" (Efésios 6:16).

Alguns dos piores ataques podem vir de pessoas em quem confiamos. Esses ataques produzem os golpes mais sérios, simplesmente por que não os esperamos. Em um sentido, somos pegos desprevenidos, exatamente como Elias. Intrusões similares podem vir em nossos sonhos.

É por isto que o Maligno frequentemente usará aqueles que estão perto de nós como "plataformas", para lançar seus dardos inflamados. Mesmo quando sabemos que eles estão sendo usados desse modo, podemos achar difícil repelir seus projéteis, em grande parte por ainda queremos confiar nessas pessoas e em suas amizades.

Se estamos participando de uma igreja local, podemos ser um alvo. Nossos avós ficariam horrizados se ouvissem isso. Certamente o lugar mais seguro para um fiel cristão é sua igreja local? Infelizmente, muitos descobriram que este não é mais o caso. Estamos vivendo em um tempo em que, com uma frequência cada vez maior, o espírito deste mundo domina os corações e mentes daqueles que professam ser cristãos. Eles representam o papel como atores experientes e conhecem todas as melhores linhas, mas não têm temor algum a Deus.

Precisamos verificar se eles passam no teste básico: "Eles servem ao SENHOR com temor, e alegram-se com tremor" (Salmos 2:11)?

A Palavra de Deus nos diz que esses cristãos verdadeiros não se esconderão de nós. Precisamos apenas saber pelo que procurar:

"Deste um estandarte aos que te temem, para o arvorarem no alto, por causa da verdade." [Salmos 60:4].

O Senhor deu realmente um estandarte para esses fiéis cristãos! Falando em termos gerais, isto não é algo com o que as crianças podem lidar. O estandarte é dado somente para aqueles que vestem toda a armadura de Deus e enfrentam o Maligno. (Leia nosso estudo anterior intitulado "A Armadura de Deus: O Senhor É Homem de Guerra").

Levantando o Estandarte

Nada aborrece mais o Maligno do que um homem idoso e frágil que usa a armadura de Deus! Ele mesmo não representa ameaça alguma, porém levanta o estandarte. Isto significa que o próprio Deus está com ele. Toque nele e você estará tocando na menina dos olhos de Deus. E, quando ele porta uma espada, recue, pois ela corta com o poder de Deus!

As vacinas contra a Covid parecem ser parte de um plano mortal do Maligno para tornar aqueles que as recebem mais receptivos à sua mensagem, para enfraquecê-los espiritualmente e fazer aqueles que são mais vulneráveis a se abrirem à influência demoníaca. A programação mental que está acontecendo na mídia, que é altamente sedutora, é parte desse processo.

Quando as mentes e os corações são bombardeados continuamente com imagens escolhidas por Satanás, podemos ter certeza que elas se combinam juntas de modos que são difíceis de discernir. Nada disso era possível antes de a tecnologia correta aparecer.

Como essas poderosas ferramentas foram criadas para serem altamente atraentes, elas foram adotadas universalmente. Ao longo dos últimos 20 anos, aproximadamente, a proporção de dados ou estímulos cognitivos que recebemos pela televisão, cinema ou por algum meio digital cresceu exponencialmente. Hoje, a mente da pessoa mediana é como um imenso teclado eletrônico em que o Maligno pode tocar a música que quiser.

Somente por meio do Espírito Santo habitando em nós é que somos poupados dessa interferência sinistra! O Senhor está com aqueles que O temem e aguardam em Sua misericórdia.

Estamos agora em uma encruzilhada na história, em que o cristão nascido de novo está sendo estereotipado como uma ameaça à humanidade. Uma vasta audiência está absorvendo o mesmo conjunto de mensagens, todas as quais foram preparadas pelo Maligno para modificar a percepção que as pessoas têm da realidade. Os valores que os nossos avós estimaram como imutáveis estão sendo caladamente picotados diante de nossos olhos. Além disso, a malícia que está por trás de tudo isto é invisível para aqueles que são mais afetados.

Uma transição como esta nunca aconteceu na história. Vimos isto em uma pequena escala na Alemanha nos anos 1930s, quando milhões de pessoas adotaram voluntariamente uma mentalidade que estava em agudo conflito com o que elas tinham aprendido durante o tempo em que eram crianças. A programação hoje é ainda mais perigosa, por que inicia na infância e envolve a maior parte da humanidade.

Como dissemos em um estudo anterior, intitulado "A Quarta Fase da Loucura das Massas", entramos na quarta fase da loucura em massa. Aqueles que não estão protegidos pela presença do Espírito Santo serão levados em uma onda gigantesca de emoção, alimentadas pelas promessas sediciosas de inovação moral, renovação espiritual e reforma social. Tudo o que o Senhor ordenou para nosso benefício será "reimaginado" pela Nova Ordem Mundial.

Conclusão

Nos dias que estão à nossa frente, precisaremos passar o máximo de tempo que pudermos entre aqueles que temem a Deus e aguardam em Sua misericórdia.

Como Jesus disse, o mundo nos odiará, por que odiou primeiro a Ele. Observe a escolha da palavra "odiar", que era provavelmente o verbo mais forte que Ele poderia ter usado.

A comunhão com aqueles que amam a Deus fará bem a nós, tanto espiritual e emocionalmente, mais do que nunca antes. Podemos inferir isso a partir do seguinte verso:

"Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia." [Hebreus 10:25].

O Maligno tentará fazer com cada um de nós o que fez com Elias. O temor ao homem é um laço e isso tem sido usado desde os dias de Caim para controlar a humanidade. Mas, isto não nos afeta. Até o mais fraco entre nós é formidável, se vestir sua armadura e permancer em pé.

O Maligno usou cartas para chegar até Neemias. Aquelas cartas tiveram o propósito de abalá-lo e espalhar sementes de medo em seu coração, porém falharam em conseguir isso. O Maligno poderá tentar fazer o mesmo hoje, usando mensagens de emergência para abalar a nação. Por exemplo, o sistema de "Alerta Presidencial" foi testado pela primeira vez em outubro de 2018. Cerca de 225 milhões de cidadãos americanos receberam uma mensagem de teste sem precedentes. Essas mensagem podem ser usadas, não para informar — existem muito modos excelentes de fazer isso — mas para atemorizar. Utilizadas deste modo, isso poderia provar ser uma arma poderosa contra a população, instilando o medo — o mesmo medo — em milhões de indivíduos simultaneamente e paralisar a capacidade deles de pensar sensatamente.

Quantos desses se voltarão para Deus? A mensagem ou "carta" terá feito seu trabalho.

Depois que os exércitos dos filisteus partiram para a batalha em Gilboa, Davi retornou para Ziclague com sua força de 600 homens e encontrou a cidade em chamas. As mulheres e crianças tinham sido levadas cativas. Os homens ergueram a voz e choraram de dor. A coisa mais horrível imaginável tinha acontecido:

"Então Davi e o povo que se achava com ele alçaram a sua voz, e choraram, até que neles não houve mais forças para chorar." [1 Samuel 30:4].

O choque para Davi foi ainda maior por que alguns de seus próprios homens queriam apedrejá-lo por sua falha em não se prevenir contra aquela eventualidade.

"E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas..." [1 Samuel 30:6].

Neste ponto na narrativa bíblica, encontramos algumas palavras que mudaram tudo:

"... todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus." [1 Samuel 30:6].

Provavelmente não há outro momento na vida de Davi, nem mesmo seu épico encontro com Golias, que melhor exibe seu verdadeiro caráter espiritual. Quando ele foi confrontado com o maior temor que o homem poderia lançar contra ele, descobrimos que seu temor a Deus — seu tremendo respeito pelo Senhor Deus de Israel — era ainda maior.

Lembre-se, este foi um homem que naquele momento "muito se angustiou". Estamos falando de alguém que ficou abalado por um golpe severo. Todavia, no meio daquela catástrofe emocional, ele conseguiu ouvir a voz doce, mansa e delicada que sussurrava, dizendo: "Confie em mim."

Somos todos fracos e frágeis, como as flores do campo. Não seria muito difícil esmagar cada um de nós. Além disso, estamos aqui por um período curto de tempo. Mas, o Senhor olha para nós e nos ouve. Nos próximos meses e anos, evitaremos muita aflição e dores de cabeça desnecessárias se pudermos lembrar de invocá-Lo, ficar acima do mar dos temores criados pelo homem e descansar em Seus braços:

"Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó." [Salmos 103:14].

Solicitação Especial

Incentivamos os leitores frequentes a baixarem os estudos disponíveis neste website para cópia de segurança e consulta futura. Eles poderão não estar disponíveis para sempre. Estamos entrando rapidamente em um tempo em que materiais deste tipo somente poderão ser obtidos via correio eletrônico. Os leitores que desejarem ser incluídos em uma lista para correspondência futura são bem-vindos a me contactar em jeremypauljames@gmail.com. Não é necessário fornecer o nome, apenas um endereço eletrônico.


Autor: Jeremy James, artigo em http://www.zephaniah.eu
Data da publicação: 25/1/2022
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/descansando.asp