Os Dois Julgamentos O Tribunal de Contas de Cristo e o Juízo Final
Diante de qual tribunal você comparecerá? Irá à presença de Jesus Cristo para ser julgado como um filho amado de Deus e receber seu galardão, ou será levado como um réu acorrentado para receber sua condenação?
Observe que o subtítulo oferece apenas duas possibilidades. De acordo com a Palavra de Deus não existem brechas legais e nem mesmo um advogado experiente poderá ajudá-lo a escapar do julgamento. É uma coisa ou outra, e ponto final! Todos os homens que já viveram, ou que ainda nascerão, terão de enfrentar esse dia de julgamento, do qual não se pode fugir e, não se engane a justiça perfeita prevalecerá.
Alguns irmãos cristãos enganam-se ao ensinar que haverá um único julgamento geral, porque a Bíblia ensina de modo diverso. Outros estão confusos quanto às várias ressurreições e sua cronologia, de modo que em um esforço para ajudar a enfocar melhor o assunto e na esperança de esclarecer os mal-entendidos, oferecemos os comentários a seguir.
Para que qualquer posição seja válida, ela deve estar de acordo com as Escrituras e não contradizer aquilo que é afirmado claramente porque a Palavra de Deus não se contradiz, se bem manejada [2 Timóteo 2:15]. Infelizmente, muitos se prendem a crenças que violam esse princípio. O julgamento único geral de toda a humanidade é um ponto em foco. A referência seguinte afirma de modo bem claro que os crentes da Época da Igreja os cristãos serão julgados no "Julgamento do Tribunal de Cristo":
"Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." [2 Coríntios 5:10].
A quem o apóstolo Paulo se refere aqui? Observe que ele diz "Porque todos devemos comparecer..." Isto quer dizer todos os homens em toda parte, sem distinção? Absolutamente não! As regras da gramática especificamente o contexto exigem que analisemos essa declaração antes de nos lançarmos a conclusões infundadas. A quem se refere o "nós" aqui? Bem, se nos detivermos para considerar o fato de que esse versículo, ou declaração, é parte da epístola de Paulo aos crentes em Corinto, a questão se responde por si mesma! "Nós" aqui inclui Paulo também e, juntamente com o "todos", restringe a declaração aos crentes não a toda a humanidade, como seria o caso para um julgamento geral. Então, quando juntamos isso com o fato que "tribunal" é bema em grego, descobrimos uma direção inteiramente diferente para as coisas. O que é bema? A Concordância Bíblica de Strong diz o seguinte:
Bema, item 968.
Bema, da base do grego 939; um passo, isto é, por implicação uma plataforma, ou seja, o assento do juiz no tribunal, colocar [o pé] em, trono. (ênfase nossa).
A imagem mental que Paulo está projetando para nós diz respeito a um de seus métodos favoritos de ilustração o esporte da época os jogos greco-romanos. Bema era uma plataforma elevada na qual os juízes das diversas competições atléticas ficavam para premiar os vencedores. Isso se parece com o assento elevado de um juiz alguém que detém o poder da vida e da morte em suas mãos? De forma alguma! É uma imagem de grande consolação para o cristão, pois combina o aspecto solene do julgamento com o de uma recompensa em potencial. Nosso grande, misericordioso e gracioso Deus prometeu que o serviço fiel não ficará sem recompensa! Observe o que Paulo tem a dizer em 1 Coríntios 3:11-15:
"Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo." [ênfase adicionada].
Jesus Cristo se assentará para julgar as obras dos membros do seu corpo, a Sua noiva, a igreja, provando-os pelo fogo. Observe a ordem descendente do seu valor relativo: "Ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha". O ouro, a prata e as pedras preciosas resistem ao calor, mas a madeira, o feno e a palha são queimados. O Senhor determina o grau de valor e o fogo revelará o resultado. Se as obras de um cristão forem inteiramente consumidas no processo e assim se revelarem inúteis, ele sofrerá a perda de não ser o "vencedor da corrida", porém sua salvação nunca estará em questão. Esse ponto foi definitivamente estabelecido na cruz do Calvário.
A igreja é uma entidade separada de Israel, a mulher infiel de Jeová do Antigo Testamento, e não devemos confundir a distinção entre elas. Os profetas do Antigo Testamento não viram a igreja, porque ela era um mistério divino não revelado nas Escrituras até que Paulo teve o privilégio de receber essa revelação. Os profetas viram a igreja, como se fosse um vale entre o topo de duas montanhas, e viram apenas o reino milenar do Messias. Os santos do Antigo Testamento não têm parte na igreja porque viveram e morreram debaixo de uma aliança totalmente diferente a Lei, e não a Graça. Portanto, outro julgamento será obviamente necessário para eles, sem mencionar aqueles que serão salvos durante o período da Tribulação após a igreja ser removida, e então os salvos durante o período do Milênio!
Neste ponto provavelmente será útil discutir as ressurreições associadas com o julgamento. Com base em Apocalipse 20:4-6, muitos (com exceção dos que insistem em um único julgamento geral) argumentarão que haverá apenas dois julgamentos um antes do milênio e outro imediatamente após o julgamento do "Grande Trono Branco" de Apocalipse 20:11.
"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos." [Apocalipse 20:4-6; ênfase adicionada].
"E viveram" obviamente denota uma ressurreição, porque eles tinham sido "decapitados". Essa ressurreição, e não aquela do versículo 5, tem de ser a "primeira ressurreição", porque a ressurreição dos perdidos não é com certeza para aqueles "bem-aventurados e santos" [verso 6]. A estrutura da frase parece confusa, mas o bom senso a esclarece. De modo que essa "primeira" ressurreição é enfatizada como sendo distinta daquela na qual os perdidos serão ressurretos no fim do milênio. Mas a "primeira" ressurreição compreenderá apenas um único acontecimento? Insistimos que esse não pode ser o caso, porque houve uma ressurreição dos santos à época da morte de Cristo [Mateus 27:52]. Como, então, devemos encarar isso, uma vez que há somente duas? Obviamente isso abre um precedente para que os adeptos dessa posição argumentem contra o arrebatamento da igreja. Dizer que um evento é "anterior" não o exime necessariamente de conter diversas partes, porque "anterior" é um termo relativo. A Segunda Guerra Mundial precedeu a Guerra da Coréia e por isso dizemos que ela aconteceu "primeiro". Mas um exame mais detalhado mostrará que a Segunda Guerra Mundial consistiu de pelo menos duas guerras separadas uma na Europa contra a Alemanha e outra no Pacífico contra o Japão com a guerra na Europa terminando antes da guerra contra o Japão. O mesmo é verdade no que se refere às ressurreições. A "primeira" ressurreição já teve um de seus elementos completados, com mais por vir no futuro.
Observe que Paulo diz aos crentes em 1 Tessalonicenses 3:13 que o Senhor virá "com todos os seus santos". Isso significa que no arrebatamento, esses santos do Antigo Testamento ressuscitados com Cristo virão com ele para saudar a Igreja! Encontramos essa ressurreição em Mateus 27:
"E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos." [Mateus 27:51-53].
Tecnicamente falando, Cristo foi ressuscitado primeiro porque é "o primogênito dos mortos" [Colossenses 1:18], mas os santos do Antigo Testamento foram ressuscitados ao mesmo tempo. O tipo no Antigo Testamento para a ressurreição de Cristo era o molho movido [Levítico 23:10-12] e o uso desse símbolo definitivamente indica pluralidade.
"Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." [João 12:24].
O grão de trigo (Cristo) foi enterrado e ressurgiu como um molho de muitos grãos. A interferência é que essa ressurreição "despovoou" o Paraíso de seus habitantes. (O túmulo, a habitação dos mortos o sheol em hebraico e o hades em grego aparentemente consistia em dois compartimentos: O paraíso, o lugar para os eleitos de Deus e o próprio hades, o lugar de tormento. Isso depreendemos do ensinamento do Senhor com relação ao "homem rico e Lázaro" em Lucas 16:19-31.
Então, em Efésios 4:8, o apóstolo Paulo cita o Salmo 68:18 e diz: "Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens."
A ilustração é a de um general conquistador liderando um desfile triunfal na sua cidade natal para exibir os "despojos de guerra" o povo tomado cativo e seus bens. Isso fala do triunfo de Jesus Cristo sobre o pecado e a morte aquilo que torna o homem cativo e assim ele tornou cativo o próprio cativeiro, libertando os redimidos de suas cadeias. Também precisamos observar que diz "...e deu dons aos homens." O general triunfante freqüentemente demonstrava sua generosidade lançando moedas à multidão que o venerava e até mesmo àqueles que eram seus cativos assim permitindo-lhes compartilhar de sua riqueza. O Senhor não somente levou seus santos para o céu, mas os recompensou graciosamente também.
Assim, ao voltarmos ao texto em 1 Tessalonicenses, vemos que em alguns versículos adiante, no capítulo 4, Paulo explica o arrebatamento. O contexto dessas duas passagens define o que ele queria dizer com "virá com todos os seus santos" ou seja, ele está falando dos crentes do Antigo Testamento. O arrebatamento, que envolve a ressurreição dos "mortos em Cristo", ocorrerá em seguida, com os santos mortos na Tribulação sendo ressuscitados posteriormente para completar a "primeira ressurreição". Os santos do Milênio representam um problema à parte para o qual não podemos oferecer uma resposta definitiva nas Escrituras. Parece que tanto (1) nenhum dos eleitos de Deus morrerá durante o milênio, ou (2) se isso ocorrer, a ressurreição deles terá de ser, necessariamente, a "fase final" da primeira ressurreição. A longevidade, usufruída pelo homem anteriormente ao dilúvio, será restaurada durante aquele período [Isaías 65:20], de modo que viver durante os mil anos não está fora de questão. (Teremos em breve outro artigo para tratar do Milênio em maiores detalhes).
Mas, voltando ao nosso assunto Apocalipse 20:4 levanta uma questão interessante, de modo que vamos ver novamente o que diz ali e depois comentar:
"E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos."
Agora João os vê como tendo sido ressuscitados e reinando com Cristo durante o Milênio. Alguns de vocês provavelmente estarão dizendo: "Mas eu sempre pensei que a igreja reinaria com Cristo! O que significa isso?" Bem, "reinar" é de certo modo uma questão de semântica, porque devemos ter em mente que os doze apóstolos julgarão as doze tribos de Israel durante o Milênio [Mateus 19:28 e Lucas 22:30]. Eles atuarão como regentes assim como aqueles mencionados no versículo acima e esse é o sentido da palavra grega traduzida como "reinar".
Basileuo, item 936 na Concordância de Strong
Basileuo, do grego 935 (basileus); reger (literal ou figurativamente): rei, reinar (ênfase adicionada).
A igreja, porém, é exaltada a uma posição muito superior! Lembre-se de que fomos escolhidos "em" Cristo desde antes da fundação do mundo [Efésios 1:4]. Essa frase "em Cristo" repete-se constantemente no Novo Testamento e quando consideramos o fato de que a igreja é a noiva de Cristo e que o casamento faz com que "os dois se tornem uma só carne" [Mateus 19:5-6], o versículo abaixo adquire um significado muito maior:
"Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono." [Apocalipse 3:21].
Somos co-herdeiros com Cristo, de acordo com o seguinte:
"E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." [Romanos 8:17].
Ser co-herdeiro com Cristo obviamente coloca a Igreja muito acima daqueles que meramente governam e esse pensamento deve nos humilhar grandemente.
Agora que exploramos o julgamento de Cristo, e quanto ao julgamento dos santos do Antigo Testamento, do Período da Tribulação, e do Milênio? Em Mateus 25:32 vemos que quando Cristo separar as "ovelhas dos bodes" na Segunda Vinda, o contexto do capítulo indica que então haverá o julgamento. Fica claro em Apocalipse 20:4, referido anteriormente, que os santos martirizados no período da Tribulação serão ressuscitados nessa ocasião, e terão de ser julgados após terem recebido seus corpos glorificados [1 Coríntios 15:35-54, explicado em seguida] para reinar com Cristo durante o Milênio. Os santos que sobreviverem ao período da Tribulação entrarão no Reino em seus corpos terrenos mas e quanto aos santos do Antigo Testamento? Foi-lhes prometido que compartilhariam do reino milenar do Messias, de modo que a lógica manda que recebam corpos glorificados e que sejam julgados em algum momento antes de herdarem o reino. Lembre-se das palavras de Jó: "Ainda em minha carne verei a Deus" [Jó 19:26], de modo que parece razoável concluir que os santos do Antigo Testamento receberão seus corpos glorificados e serão julgados na ocasião da sua ressurreição em Mateus 27:52, ou o serão por ocasião do julgamento das "ovelhas e bodes" antes do Milênio. Sinto-me inclinado a crer nesta última hipótese.
A respeito dos corpos glorificados, na referência anterior a 1 Coríntios, Paulo declara abertamente que "carne e sangue" não herdarão o reino de Deus [verso 50]. Em um contexto direto, ele está falando aos cristãos e, no versículo 51, lança-se imediatamente à revelação do segredo divino "o mistério" com relação ao arrebatamento da igreja. Em Filipenses 3:21, ele diz o seguinte acerca do que o Senhor fará por nós:
"O qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas." [ênfase adicionada].
Daí se origina o termo "corpos glorificados". Enquanto estamos neste corpo vil este corpo depravado, caído e pecaminoso não podemos comparecer diante de Deus! A santidade de Deus não permitiria isso. Portanto, precisamos ser "transformados" em um momento, em um "piscar de olhos" [1 Coríntios 15:52] e receber um corpo perfeito, glorificado, exatamente igual ao que nosso Salvador tem agora. Embora a Bíblia não declare especificamente que isso será feito para ninguém além da igreja, parece razoável concluir que o restante dos santos de Deus terão de passar pelo mesmo processo antes que lhes seja permitido comparecer à sua presença.
Hebreus 9:27 diz: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo."
Então, com esse ponto em mente isto é, que os homens terão de morrer antes de serem julgados e quanto aos homens, mulheres, meninos e meninas que sobreviverem à Tribulação? Todos serão salvos 100% deles, porque os demais terão sido julgados e condenados ao inferno e é possível que muitos, se não todos, vivam os mil anos completos porque a longevidade será restaurada. Entretanto, existem aqueles que insistem que o reino será espiritual e que humanos pecadores não entrarão nele. Para aqueles que têm essa visão, devo fazer a pergunta óbvia: de que grupo Satanás levantará o seu exército no final dos 1000 anos? Apocalipse 20:8 diz a respeito de Satanás, após ser ele libertado:
"E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha." [ênfase adicionada].
A palavra grega traduzida como "nações" é ethnos e refere-se à raça, ou etnia. Devemos observar que são nações plural. Satanás convenceu uma inumerável companhia de anjos a segui-lo na rebelião antes da criação, mas dessa vez está claro que trata-se de uma rebelião humana.
Milhões de crianças sem dúvida nascerão durante esse período de mil anos e é certo que grandes números crerão em Cristo e o receberão como seu Salvador (mas milhões de outros, nascidos durante esse tempo, não farão isso e serão esses que seguirão o Diabo e serão finalmente devorados pelo fogo Apocalipse 20:9). Quando os santos do Milênio morrerão e serão julgados? De acordo com Hebreus 9:27, a morte deve preceder o julgamento, de modo que essa é uma pergunta legítima. Mais uma vez, devemos "ler entre as linhas" para chegarmos a uma conclusão. Após a rebelião, Satanás será finalmente e para sempre lançado no lago de fogo "onde estão a besta e o falso profeta". Lembre-se que a besta e o falso profeta foram lançados no fogo antes do Milênio e agora a trindade maligna estará reunida pela primeira vez desde o período da Tribulação! O versículo 11 fala então do "Grande Trono Branco" onde Cristo se assentará para o julgamento. Prosseguindo com o versículo 12 lemos:
"E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." [Apocalipse 20:12-15, ênfase adicionada].
Minha opinião é que a aplicação precípua dessa passagem trata dos perdidos de todos os tempos, por causa da ênfase repetida na palavra "mortos". Essa interpretação constituiu a crença e o ensino de pastores conservadores por séculos, mas ficamos com o problema dos santos do Milênio! O que acontecerá com eles? Permita-me sugerir que outra trasladação instantânea outro arrebatamento poderá ocorrer nesse ponto com os justos eleitos recebendo seus corpos glorificados e sendo julgados ao mesmo tempo? Observe a construção do versículo 15 como deixa aberta a possibilidade de que o nome de alguém seja encontrado no Livro da Vida.
"E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo."
O "aquele" é importante, porque caso 100% dos que serão julgados fossem perdidos, parece provável que o Espírito Santo teria afirmado "Uma vez que ninguém foi achado..."
Antes que esqueçamos, observe que o versículo 12 menciona dois tipos de livros: "... os livros foram abertos e outro livro foi aberto..." O outro livro é identificado como sendo o livro da vida que contém os nomes de todos os eleitos por Deus para a vida eterna. Mas o que são os livros, plural? Aparentemente eles contêm o registro completo da vida de cada indivíduo, de acordo com a seguinte declaração do Senhor:
"Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo." [Mateus 12:36].
Isso se refere necessariamente aos perdidos, porque a palavra do Senhor em João 5:24 diz:
"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."
Deus julgará as obras de cada crente e concederá galardões se eles forem merecidos, mas a vida do incrédulo será julgada e a punição aplicada de imediato. Em que grupo você estará?
Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.
Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam a vindoura Nova Ordem Mundial, o Reino do Anticristo, nas notícias do dia-a-dia.
Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.
Se desejar visitar o site "The Cutting Edge", dê um clique aqui: http://www.cuttingedge.org Que Deus o abençoe. Autor: Pr. Ron Riffe
Tradução: Lucia Cortez
Data da publicação: 23/2/2003
Revisão: V. D. M. Campo Grande / MS e http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/p195.asp