Conspirações Reais — Parte 2:

Traição na Igreja: Trocando a Verdade por um "Evangelho Social"

Autora: Berit Kjos, setembro de 2006

Recursos úteis para sua maior compreensão

Título do Livro 1


Título do Livro 2


Título do Livro 3


"Rockefeller... forneceu suporte para aproximadamente 220 igrejas e organizações missionárias em sua própria denominação [batista] bem como para cerca de 80 instituições de outras denominações, para mais de 160 organizações e instituições de bem-estar social e de reforma moral e para mais de 100 escolas e universidades." [1] [tradução nossa].

"Alguns até acreditam que nós [os Rockefellers] somos parte de uma cabala secreta que trabalha contra os melhores interesses dos Estados Unidos, caracterizando minha família e eu como 'internacionalistas' e de conspirar com outros em todo o mundo para implementar uma estrutura política e econômica global mais integrada — um novo mundo. Se essa é a acusação, então sou culpado, e tenho orgulho disso." [2] [tradução nossa] Memoirs, de David Rockefeller.

"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo." [Efésios 4:14-15].


Leia a Parte 1: Conspirações Reais — do Passado e do Presente

Infiltração e enganação têm sido ferramentas dos conspiradores em todas as eras, e a igreja sempre foi um alvo preferencial! Afinal, Deus nos adverte que "todo o mundo está no Maligno" [1 João 5:19]. Um dos mais eficientes esquemas do Maligno é redefinir a Palavra de Deus e desviar os cristãos das verdades imutáveis de Deus para os ideais mutáveis dos homens.

Por exemplo, Deus nos chama para servir os pobres e preenche nossos corações com amor pelos necessitados. É por isso que verdadeiros discípulos em todo o mundo têm voluntariamente dado suas vidas para compartilhar a verdade e o amor de Deus em lugares inóspitos. Hoje, porém, a igreja centrada no mundo ilustra um tipo diferente de serviço. Disposta a agradar aos homens em vez de a Deus, ela treina seus servidores para esconderem as verdades "ofensivas" do evangelho.

Como Rick Warren, ela usa a Bíblia para validar seus propósitos mas enfatiza o comportamento organizacional em vez de as doutrinas bíblicas — em resumo, obras em vez de credos. [3] Por trás da nobre aparência esconde-se uma versão pós-moderna do já secular "socialismo cristão".

O Evangelho Social e o Conselho de Igrejas

Chamado de "Pai do Evangelho Social", Walter Rauschenbusch (1861-1918) nasceu em uma família de imigrantes alemães luteranos em Nova York. Ele estudou teologia na Universidade de Rochester, uma das centenas de instituições educacionais e "cristãs" patrocinadas por John D. Rockefeller. Após pastorear uma igreja batista entre os imigrantes pobres em Nova York por alguns anos, ele passou a integrar o corpo de docentes do Seminário Teológico de Rochester — também patrocinado por Rockefeller. Em 1902, ele tornou-se professor titular de História da Igreja.

A partir dessa plataforma proeminente, ele escreveu livros como Christianizing the Social Order (Cristianizando a Ordem Social) e A Theology for the Social Gospel (Uma Teologia para o Evangelho Social) [4] Enraizado na "alta crítica" e na ideologia socialista, ele ensinava o que muitos consideravam um evangelho mais relevante e mais compassivo. Como resultado, ele "mudou a ênfase e a direção do protestantismo americano." [5].

Rauschenbusch apresentava Jesus "não como aquele que veio para salvar os pecadores de seus pecados, mas como alguém que tinha uma "paixão social" pela sociedade" [6]. Ele e seus camaradas estabeleceram a "Irmandade do Reino", que unificou os líderes eclesiásticos de mesma mentalidade sob uma busca socialista comum de um "reino de Deus" terreal.

O plano deles teria se adequado aos nossos tempos! Ele propunha reforma política, unidade ecumênica, "justiça social" (fim da pobreza) e paz global. Para justificar seu lugar na teologia "cristã", palavras como redenção e regeneração foram redefinidas para se encaixarem em seus ideais socialistas. [7].

Parece bem familiar, não? Líderes bem conhecidos na igreja usam a mesma estratégia hoje! O livro recente do pastor Brian McLaren, The Secret Message of Jesus (A Mensagem Secreta de Jesus), distorce a Palavra de Deus em um endosso de um reino interfé terreal. [8] Da mesma forma, a esperança de perfeição terrena de Tony Compolo zomba da promessa bíblica de vida eterna:

"O evangelho não é sobre... ir direto para o céu ao morrer... É imperativo que a atual geração e a que está vindo por aí reconheçam que o Jesus bíblico estava comprometido com a realização de uma nova ordem social neste mundo... Tornar-se um cristão, portanto, é um chamado para a ação social." [9].

Em 1907, Rauschenbusch encontrou-se com os líderes do socialismo fabiano na Inglaterra, Sydney Webb e Beatrice Potter Webb. Ao contrário dos impacientes revolucionários marxistas, os metódicos fabianos enfatizavam a transformação pacífica por meio da propaganda e da infiltração das universidades, dos seminários e das igrejas.

Ao longo dos anos, o movimento socialista cresceu e passou a incluir Bertrand Russell, H. G. Wells [autor de Open Conspiracy (Conspiração Aberta)], Sinclair Lewis, a líder teosófica Annie Besant, e o líder comunista Harry Dexter White, que trabalhou com Alger Hiss para estabelecer a Organização das Nações Unidas. [10] O movimento alastrou-se para os países ocidentais — graças, em parte, às igrejas liberais que pregavam sua mensagem — como se apoiadas pela autoridade de Deus.

Como você viu na Parte 1, os Rockefellers e outros poderosos "agentes de transformação" abasteceram esse movimento. O financiamento deles iria exercer influência nas universidades, seminários e igrejas em todo o país. Eles apoiaram a pesquisa psicossocial por meio do programa de eugenia de Adolf Hitler, por meio do Instituto Tavistock, de Londres, e por meio de várias universidades e instituições nos EUA. Essa nova "ciência" produziu propaganda, persuasão e controle mental em níveis cada vez mais elevados.

Com o suporte de Rockefeller, Rauschenbusch e o reverendo Harry Ward ajudaram a estabelecer o Conselho Federal de Igrejas, mais tarde renomeado como Conselho Nacional de Igrejas, em 1908. [11] O Dr. Ward, por meio de suas conexões soviéticas e posições influentes, se tornaria a principal fonte de infiltração comunista no Conselho Federal de Igrejas, nos seminários cristãos e em congregações e pastores incautos em todo o país. Difícil de acreditar? Então olhe as evidências a seguir.

Infiltração Comunista

Os seguintes testemunhos foram dados sob juramento diante do Comitê Sobre Atividades Antiamericanas da Casa dos Representantes dos EUA, em julho de 1853. [12] Robert Kunzig, conselheiro-chefe do comitê, fez as perguntas. Manning Johnson, ex-membro da cúpula do Partido Comunista, respondeu a este conjunto específico de perguntas:

Página 2266, Anais do Congresso

Kunzig: "... o nome de Harry Ward aparece em muitas dessas várias organizações e grupos. Até parece que existe um entrelaçamento... entre as várias seitas e denominações. Você tem algum comentário a fazer sobre essa situação?".

Johnson: "Sim, tenho. Durante muitos anos, o Dr. Harry F. Ward, foi o arquiteto-chefe da infiltração e subversão comunista no campo religioso.".

De acordo com esse registro do Congresso, Harry Ward também lecionava "Ética Cristã" no Seminário Teológico União [patrocinado pelos Rockefellers], presidiu o Conselho Federal de Igrejas, a ACLU (União Americana das Liberdades Civis) e trabalhou com a YWCA, YMCA e o Movimento Mundial Inter-Igrejas. [13].

Página 2170

Johnson: "Primeiro eu gostaria de ler para vocês o que William Z. Foster (secretário-geral do Partido Comunista dos EUA) tem a dizer sobre essa questão:

"Os comunistas precisam sempre cultivar o espírito democrático da tolerância mútua entre as seitas religiosas... Entretanto, uma lição ainda maior para nós aprendermos, é como trabalhar livremente como o segmento religioso da população para a realização dos objetivos democráticos de massa.".

"Um erro grave da esquerda americana durante muitos anos... foi sua tentativa de arbitrariamente desconsiderar os sentimentos religiosos entre as massas. As forças reacionárias [em sua maioria formadas por cristãos preocupados] já sabiam como se aproveitar desse erro de falta de visão... 'Em anos recentes, porém, o Partido Comunista, com a política da 'mão estendida', fez muito para superar a prejudicial estreiteza da esquerda dos anos anteriores e a desenvolver uma cooperação mais saudável com as massas religiosas..."

Kunzig: "Seria o engano uma política importante da propaganda e da atividade comunista?".

Johnson: "Sim. Eles fizeram gestos bonitos e proferiram palavras melífluas para o povo da igreja, o que pode ser comparado com a canção de uma ninfa do mar nas fábulas, atraindo milhões para a decadência moral, para a morte e para a servidão espiritual...".

Páginas 2201 e 2202

Johnson: "A Federação Metodista para o Serviço Social ou a Federação Metodista Para a Ação Social, chefiadas pelo reverendo Harry F. Ward, a quem eu já identifiquei como membro do Partido, foi inestimável para o Partido Comunista... porque por meio dela, o Partido pôde fazer contatos com milhares de ministros de todo o país.".

"... alguns ministros, por exemplo, participaram da frente unida conhecida como Liga Americana Contra a Guerra e o Fascismo... Na verdade, eles ficaram tão profundamente envolvidos por meio de Harry F. Ward que se tornaram os porta-vozes — os advogados, os construtores, e os líderes dessa importantíssima frente comunista que se envolveu em tudo desde o simples assalto a um governo, a espionagem, sabotagem e a derrubada do governo..."

Página 2228

Parte do testemunho de Manning Johnson foi um artigo no Daily Worker (de 7-5-1953]. Esta "Exibição Número 21" traz a reportagem de um jantar oferecido em homenagem ao Dr. Ward. Observe o nome de Corliss Lamont, que foi apresentado na Parte 1 desta série:

"... O New World Review, um periódico mensal dedicado a circular a verdade sobre os socialistas e as democracias populares no exterior... reuniu várias centenas de amigos e ex-alunos do Dr. Ward, e alguns daqueles que o conheciam bem, como... Corliss Lamont [o filho comunista de Thomas Lamont, o chefe do conglomerado bancário J. P. Morgan]... contou aos outros como os ensinos do Dr. Ward os enriqueceram pessoalmente e como seu tremendo trabalho de irmandade, paz e justiça influenciaram o país."

Página 2278

Kunzig: "... você poderia nos dar um resumo da maneira geral como os comunistas tentam de infiltrar e envenenar as organizações religiosas da América sempre que possível?".

Johnson: "Uma vez que a tática de infiltrar as organizações religiosas foi definida pelo Kremlin, a mecânica real da implementação da 'nova linha' era uma questão de seguir... o movimento eclesiástico na Rússia, onde os comunistas descobriram que a destruição da religião poderia ocorrer muito mais depressa por meio da infiltração da igreja por agentes comunistas que operassem dentro da própria igreja.".

"... a tática da infiltração neste país teria de se adaptar às condições locais... Nos estágios iniciais foi determinado que com somente pequenas forças disponíveis, seria necessário concentrar agentes comunistas nos seminários e escolas de teologia. A conclusão prática dos líderes vermelhos era que essas instituições possibilitariam que uma pequena minoria de comunistas influenciasse a ideologia dos futuros clérigos...".

"... a idéia seria desviar a ênfase do pensamento do clero do terreno espiritual para o material... Em vez de enfatizar as questões espirituais da alma, a nova e forte ênfase seria lidar com aquelas questões que, em geral, levassem em direção ao programa comunista de "demandas imediatas" [ou necessidades sentidas]...

Este último ponto soa familiar para você? Deve soar para aqueles que estão preocupados com o movimento Propósitos. Rick Warren propõe essa mesma mudança do espiritual para o material. Como ele disse a milhares de pastores de todo o mundo por meio de seu "Ministry Toolbox", o foco de seu ministério mudou de fé na Palavra de Deus para serviço ao mundo:

"A primeira Reforma clarificou em que nós cremos. Esta reforma de agora é sobre como agimos e operamos no mundo. Ela envolve os componentes fundamentais de propósito, descentralização, mobilização dos leigos, uso da tecnologia, e o aprendizado contínuo. As igrejas que mudam estão vibrantes, crescendo e tornando-se mais eficientes. As igrejas que ser recusam a mudar perderão a reforma, e estão morrendo." [14] Rick Warren.

Mas a igreja de Deus, eterna, verdadeira e que não contemporiza nunca poderá morrer. Como disse Jesus Cristo, cabeça de Sua igreja e pastor de Seu povo: "O meu reino não é deste mundo." [João 18:36].

"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." [João 17:14-17].

Na Parte 3, compararemos as estratégias dos infiltradores socialistas/comunistas com as novas estratégias de transformação usadas por facilitadores e líderes treinados dentro do Movimento de Crescimento de Igrejas e do Movimento Propósitos.

Notas Finais

1. http://archive.rockefeller.edu/collections/family/jdrsr/cc/

2. David Rockefeller, Memoirs (Random House, Nova York, 2002) Cap. 27, págs. 404-5.

3. "O Plano P.E.A.C.E. e os Objetivos do Milênio da ONU", série com três artigos em peace-onu-1.htm, peace-onu-2.htm e peace-onu-3.htm.

4. The Columbia Electronic Encyclopedia, sexta edição. Copyright © 2006, Columbia University Press. http://www.infoplease.com/ce6/people/A0841217.html.

5. Dr. A. W. Beaven, ex-presidente do Conselho Federal de Igrejas. Citado por Edgar C Bundy, pág. 99. Referência a seguir:

6. Edgar C Bundy, Collectivism in the Churches: A documented account of the political activities of the Federal, National, and World Councils of Churches (Wheaton, Illinois: Church League of America, 1957), pág. 97.

7. Ibidem.

8. http://www.crossroad.to/articles2/006/kingdom-world.htm

9. Tony Campolo, "Reflections on Youth Ministry in a Global Context, http://www.crossroad.to/articles2/006/Reflections%20on%20Youth%20Ministry%20in%20a%20Global%20Context, National Council of Churches, "Poverty March 2002", http://www.ncccusa.org/poverty/sermon-campolo.html

10. http://en.wikipedia.org/wiki/Fabian_Society

11. Bundy, pág. 97.

12. The Congressional Record on Investigation of Communist Activities in the New York City Area (Parts 6-8). Hearing Before The Committee on Un-American Activities, House of Representatives, 83rd Congress, First Session, July 7 and 8, and July 13 and 14, 1953. Documentado por Edgar Bundy em Collectivism in the Churches, Cp. 2: "Collaborators with Communism."

13. Bundy, pág. 131.

14. Rick Warren's Ministry ToolBox, Issue #89, 12-2-03 em http://www.pastors.com/RWMT/?ID=89

15. João 18:36; João 17:16, 18; Efésios 4:15.



Autora: Berit Kjos (Kjos Ministries, em http://www.crossroad.to)
Data da publicação: 28/9/2006
Revisão: V. D. M. — Campo Grande / MS e http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/db076.asp