Vivendo Diariamente na Bem-Aventurada Esperança

Autor: Jeremy James, Irlanda, 30/8/2024.

Os leitores frequentes talvez façam perguntas a si mesmos a respeito de meu ministério. Ele é o ministério de um atalaia, é claro, mas como eu mesmo vejo o papel?

A tarefa de ter de descrever continuamente o estado abjeto do mundo e os muitos esquemas execráveis em que o Maligno está envolvido não é necessariamente agradável! Frequentemente, tenho de examinar e descrever os acontecimentos no mundo que virtualmente ninguém quer contemplar. De fato, quando escrevo alguns ensaios, pergunto continuamente a mim mesmo se o material poderia ser apresentado de um modo mais otimista.

Posso somente cumprir esse papel por que a maioria dos meus leitores acredita na Palavra de Deus. É simples assim. Eles sabem para aonde tudo está caminhando. Como fiéis cristãos, eles já estão familiarizados com os contornos gerais dos eventos do fim dos tempos.

Eles também estão cientes que esses eventos têm aspectos que a maioria dos incrédulos acharia perturbadores demais para considerar. Em geral, os fiéis cristãos não estão chocados por esses aspectos, pois já compreendem e aceitam as passagens proféticas na Palavra de Deus, que apontam para um súbito e devastador colapso naquilo que conhecemos como "civilização".

Vigiai!

O tempo cronológico deste evento não é algo que qualquer um de nós possa prever, porém Jesus nos disse: "Vigiai".

"Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo... E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai." [Marcos 13:33 e 37].

Esta recomendação feita pelo Senhor aplica-se a cada um de nós ("digo-as para todos"), Isto implica que, embora não saibamos quando a Tribulação de sete anos iniciará, devemos ser capazes de ter uma boa ideia do modo como os eventos mundiais estão se desdobrando e a extensão em que eles correspondem aos detalhes dados na profecia bíblica.

O apóstolo Paulo confirmou isto quando disse:

"Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão." [Tessalonicenses 5:4].

Aqueles que não estão prestando atenção estão "em trevas", enquanto aqueles que estão atentos não irão, provavelmente, ser tomados de surpresa.

Nossos ensaios têm a intenção de levar os incrédulos à Palavra de Deus, especialmente da forma como ela se relaciona com o tempo em que estamos vivendo. Esta dimensão evangélica é muito recompensadora. Um incrédulo que vê como os eventos estão se desdobrando e considera o quão claramente eles foram preditos na Palavra de Deus poderá se tornar mais receptivo ao Evangelho e ao grandioso programa de Redenção revelado na Bíblia.

O Senhor Jesus identificou o engodo como o grande tema definidor do fim dos tempos. As mentiras que caracterizam o período de sete anos da Tribulação não surgirão a partir do nada. Elas já estão em operação. Depois que o Espírito Santo retirar Seu poder de restrição no momento do Arrebatamento, essas mentiras se tornarão de 10-20 vezes mais potentes e eficazes. Sem o Espírito Santo para restringir o poder que elas exercem sobre os homens caídos, essas mentiras satanicamente energizadas se propagarão como fogo pelos arbustos secos das mentes vazias e corações frios.

O ministério de um atalaia precisa tentar expor essas mentiras em suas várias formas e tamanhos. Precisamos fazer isto sem recorrer à especulação, mantendo-nos o mais próximos dos fatos que pudermos e comparar continuamente tudo aquilo que encontrarmos com a Palavra de Deus.

Sempre que possível, destacamos as verdades na Palavra de Deus que parecem para nós ser especialmente valiosas, dados os desafios que os cristãos estão enfrentando hoje. O Maligno faz tudo o que pode para desencorajar e desmoralizar os fiéis cristãos, de modo que precisamos exortar uns aos outros, principalmente lembrando nossos irmãos e irmãs de tudo o que nosso Senhor alcançou a nosso favor no Calvário.

Este ensaio é uma carta de exortação, baseado na iminência do Arrebatamento Pré-Tribulação da Igreja e a incrível oportunidade que o Senhor deu a cada um de nós de acumular tesouros nos céus, enquanto ainda estamos aqui na Terra.

Não iremos revisitar os materiais sobre o Arrebatamento que já foram apresentados em ensaios anteriores. Ao revés, é nossa intenção lembrar nossos leitores de certos fatos a respeito do Arrebatamento que tendemos a esquecer ou, muito possivelmente, ainda não consideramos. Também expressamos algumas opiniões sobre galardões celestiais que achamos que precisam ser repetidas. (Nosso ensaio "O Tribunal de Cristo — Como Você Responderá ao Que Jesus Cristo Vai Lhe Perguntar?" .lidou com esse tópico em detalhes.)

"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." [Apocalipse 22:12].

Os Rudimentos do Arrebatamento

A ressurreição daqueles que morreram em Cristo — todos aqueles que se tornaram fiéis cristãos após o Pentecostes — ocorrerá no mesmo dia que o Arrebatamento da Igreja. A primeira será uma ressurreição dos corpos mortos em forma física glorificada, enquanto a segunda será uma translação, ou transformação de pessoas vivas em corpos físicos glorificados. É incrível pensar que alguns fiéis entrarão no céu sem ter de passar pela morte física. Isto mostra exatamente quão grande obra Jesus Cristo realizou no Calvário.

O mundo não verá nada disto. O Arrebatamento simplesmente acontecerá. As pessoas irão desaparecer em um instante e o m undo continuará em suas atividades, incapaz de compreender o que acaba de acontecer, ou por que aconteceu. Haverá muitas cenas caóticas em toda a Terra, quando os fiéis cristãos que realizam serviços como dirigir um ônibus ou pilotar um avião, subitamente desaparecerem. Este será o primeiro dos grandes choques do fim dos tempos que provavelmente afetarão a muitos dos que ficarem. O Espírito Santo, o Consolador, não mais estará presente na Terra da forma como estava antes do Arrebatamento.

A mídia trará muitas estórias para explicar, diminuir ou interpretar incorretamente esse evento extraoridinário. Sem o Espírito Santo para moderar o impacto dessas mentiras, o público irá acreditar na maior parte, se não em tudo, daquilo que for dito pelas autoridades. Seria inconcebível para o público que aqueles que desapareceram foram levados para o céu. A partir da perspectiva deles, seria muito mais fácil e menos problemático considerar aqueles que foram "removidos" como preconceituosos, retrógrados e amantes do passado, a quem o "Universo" expurgou da Terra, em preparação para a "Nova Era", quando toda a humanidade será elevada a um nível mais alto de "Consciência".

Esta explicação será amplamente aceita, pois um número muito grande de pessoas será profundamente afetado pelo surto em energia demoníaca que ocorrerá quando o Espírito Santo deixar a Terra. As pessoas se sentirão "liberadas", como se suas consciências não estivessem mais restringindo seus comportamentos ou, mais importante ainda, suas imaginações. Isto ocorrerá mais intensamente entre aqueles que praticam diariamente o Yôga, a meditação, a visualização, a atenção plena e atividades similares, incluindo os usuários de jogos eletrônicos, aqueles que passam longas horas no mundo cibernético, ou grudados diante da televisão. Aqueles que estavam desejando ansiosamente o "Grande Desperatar" acreditarão que ele está acontecendo.

A Igreja em Filadélfia

O Senhor fez a promessa do arrebatamento pré-tribulação para a igreja em Filadélfia:

"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." [Apocalipse 3:10-11].

A Noiva é uma unidade, e não é formada de partes separadas. Quando a Igreja for levada, todos os fiéis cristãos nascidos de novo serão incluídos. A promessa é feita com referência específica à Igreja de Filadélfia, pois os fiéis verdadeiros no fim dos tempos, em sua maioria, serão "filadelfos", o que significa que eles aceitam pacientemente tudo aquilo que Deus declarou em Sua Palavra ("Como guardaste a palavra da minha paciência"). Isto estará em total contraste com a Igreja de Laodiceia, que será constituída pela vasta maioria dos cristãos professos no fim dos tempos. Estes não aceitam em sua totalidade, ou não creem firmemente naquilo que Deus disse em Sua Palavra. Eles não são quentes nem frios, não amam a Verdade e nem odeiam as mentiras.

A "hora da tentação" é o grande dia do Senhor, o dia da ira, quando toda a Terra passará pela Tribulação de sete anos. Sabemos que a Igreja será removida da Terra antes disso iniciar por que a Escritura diz especificamente que a hora da tentação "há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra". Isto implica que a Igreja não estará mais na Terra.

Sabemos também com certeza que a Igreja será removida por que a Mentira — que dependerá grandemente do engodo que o Senhor enviará sobre a Terra — não poderia funcionar se, ao mesmo tempo, ela precisar lidar com o poder de restrição do Espírito Santo ("E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira." — 2 Tessalonicenses 2:11. A Mentira virá para preencher o vácuo espiritual deixado pela retirada do Espírito Santo.

O Julgamento das Ovelhas e dos Bodes

A Palavra de Deus dá confirmação adicional que a igreja não pode estar na Terra quando a Tribulação de sete anos iniciar. Isto é evidente a partir da separação das ovelhas e bodes que o Senhor descreve no Evangelho de Mateus:

"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda." [Mateus 25:31-33].

As ovelhas e bodes a quem esta passagem se refere são todos que estiverem habitando a Terra no tempo em que Cristo retornar e destruir o Anticristo. Os bodes são aqueles que persistiram em sua rebelião contra Cristo durante a Tribulação e se comportararam de forma rebelde. As ovelhas são aqueles que vieram à fé durante a Tribulação e honraram a Cristo com suas ações. Ambos os grupos são mortais.

A Terra será repovoada pelas ovelhas que terão muitos filhos, enquanto que os bodes serão executados.

Agora, se o Arrebatamento tivesse ocorrido imediatamente antes de Cristo retornar com os santos, então todos os santos estariam habitando em corpos imortais e não seriam capazes de gerar filhos. Não haveria fiéis cristãos mortais restantes para repovoar a Terra.

Por outro lado, se o Arrebatamento tivesse ocorrido após a Tribulação iniciar, mas antes de Cristo retonar com os santos, então a Igreja, o corpo de Cristo, seria formado por dois tipos de santos, um que tinha sido sujeito à ira de Deus e um que não tinha. Muito claramente, os dois grupos não teriam sido tratados de forma igual. Isso estaria em conflito com o princípio do justo julgamento que caracteriza todas as coisas que Deus faz.

De qualquer forma, a ideia que o Pai dirigiria alguma parte de Sua justa ira contra a Igreja de Cristo é simplesmente absurda. O Pai não desonraria Seu Filho deste modo, especialmente por que Cristo já suportou plenamente a ira de Seu Pai no Calvário, a favor de Sua Noiva, a Igreja.

A Bem-aventurada Esperança

É por isto que a Palavra de Deus descreve o Arrebatamento como "a bem-aventurada esperança" (Tito 2:13). Ela é "bem-aventurada" por que é cheia de alegria e é uma "esperança" por que é uma promessa cujo cumprimento é garantido. Como tal, ela é uma certeza repleta de alegria em que todos os santos podem refletir a respeito diarimante, como um modo de obter conforto e encorajamento. Além disto, o conhecimento que este evento maravilhoso pode ocorrer a qualquer momento deve encher cada um de nós de alegre expectativa.

É alguma maravilha que o mundo, que odeia os seguidores de Cristo, também odeie a bendita esperança que sustenta o entusiasmo deles e os enche de zelo para realizar boas obras? O "presente século mau" (Gálatas 1:4) está repleto de indivíduos que zombam e desprezam a bendita esperança e que descrevem aqueles que vivem com base nessa esperança como sonhadores iludidos.

Infelizmente, parece que a proporção da igreja professa que tem a bendita esperança está se tornando menor a cada dia. Além disso, o número dos assim chamados cristãos que depreciam os "filadelfos", que mantêm essa bendita esperança, parece estar aumentando.

A Ressurreição Daqueles Que Dormem

A Ressurreição tinha sido revelada por Jó muito antes do Êxodo:

"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; e por isso os meus rins se consomem no meu interior." [Jó 19:25-27].

Esta é uma passagem verdadeiramente gloriosa da Escritura! Em seu maravilhoso oratório O Messias, o compositor Handel fez a soprano principal cantar essas palavras acima (até "verei a Deus") e as do apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 15:20, como segue:

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus... Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem."

Este solo da soprano, que tem a duração de 6 minutos e 42 segundos, é um dos mais s ublimes da música clássica.

O Arrebatamento, por outro lado, foi revelado privadamente por Jesus a Marta, a irmã de Lázaro:

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" [João 11:25-26].

O Evangelho de João foi escrito por volta do ano 90. Quando Paulo referiu-se ao Arrebatamento como um "mistério", em sua Primeira Carta aos Coríntios (15:51), a doutrina ainda não era geralmente conhecida. Asssim, Paulo pôde corretamente chamar o Arrebatamento de "mistério", uma verdade profunda não revelada anteriormente por meio da Escritura ao corpo de Cristo.

Aqueles que estiverem vivos na Terra quando Cristo retornar para buscar Sua Igreja nunca experimentarão a morte física. Os corpos deles não verão a deterioração e apodrecimento. Como observamos anteriormente, esta é uma verdade admirável.

A "Última Trombeta"

Sempre houve muita especulação a respeito da "última trombeta" (1 Coríntios 15:52). Em um ensaio anterior ("Palavras de Prevenção a Respeito do Fim dos Tempos, do Autor Cristão H. A. Ironside"), sugerimos que isto poderia muito bem se referir ao toque da última trombeta em um acampamento militar romano antes que eles desmontassem as barracas e começassem a marchar. Esse tipo de evento, com seu toque de trombeta associado, era muito familiar aos leitores de Paulo. Ele poderia também se referir, como outros já sugeriram, às duas trombetas de prata descritas em Número 10:1-10, que eram tocadas pelos sacerdotes hebreus quando era hora de desmontar o acampamento e partir.

Não há base para conectar a Festa das Trombetas com a "última trombeta". O Arrebatamento é um evento iminente e pode ocorrer a qualquer momento (até mesmo antes que eu publique este ensaio em meu website).

Chamamos a atenção em nosso ensaio anterior para as seguintes armadilhas:

Aqueles que identificam a Festa das Trobetas com o Arrebatamento da Igreja estão caindo em uma armadilha. Primeiro, eles estão se recusando a aceitar que o harpazo possa ocorrer a qualquer tempo. Muitos afirmarão que não estão, mas esta é uma afirmação oca. Eles estão definindo uma data, conquanto uma data que possa ser rolada de um ano para o próximo.

O segundo e mais sério erro é o risco ao qual Paulo alude em sua primeira carta aos Tessalonicenses. Aqueles cristãos estavam grandemente perturbados pela possibilidade que o Arrebatamento / Ressurreição já tivesse ocorrido e, aparentemente, tinham recebido uma ou mais cartas falsas, afirmando que o próprio Paulo, ou um de seus cooperadores, estava ensinando isto. Paulo quis que eles compreendessem por que e como eles tinham sido enganados.

Observe isto com atenção! A Palavra de Deus apresenta para nosso benefício um exemplo patente de engodo e confusão em relação à data do Arrebatamento. Paulo tinha dado àqueles fiéis cristãos orientação muito clara nesta matéria, porém mesmo assim eles foram enganados por um fraudador.

Se isto aconteceu com eles, poderia também acontecer conosco. Precisamos ser cuidadosos.

O Maligno é bem capaz de encenar um falso "arrebatamento" para fortalecer seu próprio engodo do fim dos tempos. Os cristãos professos que mais provavelmente acreditarão nisto são aqueles que estão já prevendo a ocorrência do Arrebatamento na Festa das Trombetas, ou outra data específica. Dado que o público hoje está profundamente condicionado a acreditar virtualmente em qualquer coisa que seja dito pela grande mídia, o engodo — se ocorrer — terá um profundo efeito sobre milhões de pessoas.

O Bema, o Trono de Julgamento de Cristo

Como dissemos anteriormente, o livro do Apocalipse vincula o retorno de Cristo para Sua Igreja (o Arrebatamento) com os "galardões" que Ele dará "a cada um" (cada fiel cristão arrebatado e ressuscitado):

"E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." [Apocalipse 22:12].

Precisamos meditar nisto, por que muitos fiéis cristãos hoje parecem se esquecer que o Arrebatamento também envolve um julgamento pessoal de cada indivíduo por Cristo. Esse é o Dia do Julgamento, não no sentido que a salvação da pessoa será decidida, mas que o papel e a posição espiritual de cada um na eternidade serão determinados.

Examinamos isto em detalhe em um ensaio anterior ("O Tribunal de Cristo — Como Você Responderá ao Que Jesus Cristo Vai Lhe Perguntar?"), mas gostaríamos de olhar novamente para alguns aspectos desse evento espetacular.

O ensaio "O Tribunal de Cristo — Como Você Responderá ao Que Jesus Cristo Vai Lhe Perguntar?" foi publicado em 2015. Desde aquele tempo, vimos uma escalada pavorosa no programa de trevas que o Maligno está executando em todo o mundo. Isso inclui toda a variedade de perversões dentro da agenda LGBTQ+, a contínua erosão dos direitos humanos e da liberdade de expressão, a rápida degradação do sistema judicial, a imigração inter-racial desmedida e confinamentos internacionais que afetam bilhões de pessoas, o fechamento de nossas igrejas, sob as regulamentações da Covid, a exposição de uma rede mundial de pedofilia e tráfico de crianças, e a impsição coercitiva sobre bilhões de pessoass de vacinas não testadas, que foram desenvolvidas usando uma tecnologia altamente experimental.

Meros Nove Anos

Tudo isto ocorreu ao longo de meros nove anos. Dada esta explosão de malignidade, alguém poderia esperar que grandes números de cristãos nascidos de novo tenham se levantado e questionado algumas ou todas essas transformações, desafiado as autoridades, advertido a igreja em geral que os lobos estavam à solta e realizado incontáveis reuniões de oração entre os fiéis, invocando o Senhor para repelir esse programa de trevas.

Isto aconteceu? Acho que todos sabemos a resposta. Nunca foram a indolência, infidelidade e egoísmo da Igreja de Laodiceia mais evidentes.

Infelizmente, pouquíssimos fiéis cristãos filadelfos tentaram soar o alarme. Alguns soaram, é claro, mas acho que você concordaria que a maioria não soou.

Isto foi triste, muito triste. Isto foi um sinal que muitos daqueles que verdadeiramente amama o Senhor não estão necessariamente dispostos a se colocar em risco para defender a verdade bíblica.

Vamos dar um exemplo simples. A vacina contra a Covid foi uma substância totalmente desconhecida. A bula na caixa do medicamento estava em branco, o que significa que os fabricantes retiveram deliberadamente todas as informações em relação ao conteúdo e efeitos colaterais da "vacina". O produto foi desenvolvido em tempo recorde e não foi testado sequer em animais.

As pessoas precisaram tomar a "vacina" sem o consentimento informado, o que significa que houve uma violação direta ao Código de Nuremberg, que proíbe o uso encoberto de seres humanos para propósitos experimentais. Além disso, tecnologia que nunca tinha sido usada anteriormente foi empregada para desenvolver um produto terapêutico para animais ou humanidade. Milhões de cristãos fiéis deliberadamente permitiram que essa substância "Marca X" fosse injetada em seus corpos. Eles fizeram isso em clara violação à injunção bíblica que tratemos nosso corpo como um templo do Espírito Santo e nunca permitamos que ele seja contaminado ou poluído:

"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." [1 Coríntios 3:16-17].

É bem possível que Deus irá "destruir" — punir com morte prematura — alguns ou todos os fiéis cristãos que permitiram que o templo de Deus — seus corpos santificados — fosem profanados desse modo.

Se o governo tivesse ordenado que todos os cristãos recebessem uma tatuagem "médica" em seus braços ou pernas, eles teriam feito objeção (em alta voz!), citando 1 Coríntios 3:16-17, junto com outras passagens da Escritura, como prova que os cristãos não devem profanar seus corpos. Mas, quando as autoridade exigiram que eles profanassem, ou arriscasem profanar seus corpos internamente com uma substância experimental não testada, a maioria obedeceu.

Os Quatro Tipos de Coroas (stephanos) Mencionados na Palavra de Deus

A Coroa da Alegria (1 Tessalonicenses 2:19_ — Ganhadores de almas.

Esta coroa relaciona-se com a alegria que os santos experimentam quando almas perdidas encontram o Senhor.

A Coroa da Justiça (2 Timóteo 4:8) — Santos de comportamento exemplar.

Esta coroa relaciona-se com a fidelidade firme e constante dos santos que vivem diariamente em alegre expectativa do retorno iminente de Cristo.

A Coroa da Vida (Tiago 1:12) — Mártires.

Esta coroa relaciona-se com a persistência paciente dos santos, que não se deixam dissuadir ou desanimar pelas provações ou sofrimentos, mesmo até o ponto do martírio.

A Coroa do Glória (1 Pedro 5:4) — Pastores.

Esta coroa parece ter aplicação especial para os pregadores, pastores e missionários, que dedicam suas vidas para servir ao rebanho.

Todos Teremos de Comparecer Diante do Tribunal de Cristo

Este episódio salutar deveria nos ajudar a focar mais claramente no Bema, o trono de julgamento de Cristo! Todos teremos de comparecer diante de Cristo após o Arrebatamento e observar em admiração enquanto todas nossas obras no corpo forem examinadas. A natureza total e completa desse exame será incrível. Como Jesus disse, até um copo de água fria que foi oferecido será levado em conta (Mateus 10:42).

Os galardões e coroas, os "tesouros nos céus" (Lucas 12:33), que Jesus concederá são dados puramente pela graça. Não os ganhamos no sentido convencional e Deus não "deve" esses galardões a nós. Ao contrário, eles são dados pelo Pai em alegre reconhecimento ao serviço que prestamos ao Seu Filho. Como o Pai se agrada de tudo o que Seu Amado Filho alcançou, Ele ama e recompensa todos os que honraram e serviram Seu Filho aqui na Terra.

Os Galardões e Coroas São Opcionais

A Palavra de Deus torna bem claro que o fiel cristão nascido de novo nunca pode perder sua salvação. Entretanto, a concessão de seu galardão ou coroa será condicional com base no serviço piedoso e fidelidade aqui na Terra:

"E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda." [Colossenses 2:18].

"E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda." [1 João 2:28].

"Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão." [2 João 1:8].

"Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa." [Apocalipse 3:11].

Como já observamos, nosso ensaio anterior ("O Tribunal de Cristo — Como Você Responderá ao Que Jesus Cristo Vai Lhe Perguntar?") examinou de perto os galardões e coroas outorgados no Bema, o Tribunal de Cristo. Exortamos nossos leitores a rever aquele ensaio, pois ele cobre materiais que, tanto quanto posso dizer, não são amplamente discutidos na Igreja hoje.

Os fiéis cristãos estão agora entrando em uma era em que necessitarão do conforto da "bem-aventurada esperança" mais do que nunca antes. À luz dessa ênfase colocada em galardões e coroas no Novo Testamento, eles também necessitarão considerar outra vez a maravilhosa oportunidade que o Senhor oferece a todo fiel cristão durante sua jornada aqui na Terra, onde a possibilidade de receber um prêmio maior é mostrada diante de nós como um fator de motivação em nossa caminhada com Cristo.

Ainda há muita falta de compreensão a respeito dos galardões. Por exemplo, o verso seguinte da epístola de Paulo aos Hebreus não faz sentido completo, a não ser que vejamos que ele está falando a respeito do julgamento diante do Bema:

"As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição." [Hebreus 11:35].

De que modo a ressurreição deles pode ser "melhor"? Somente no sentido que eles poderão receber uma recompensa maior ao comparecerem diante do tribunal de Cristo.

O Fiel Cristão Está Sendo Refinado e Santificado pelo Espírito Santo

Em seu livro Beyond the Crystal Ball (Além da Bola de Cristal, 1975), Merrill Unger lança uma luz inestimável a respeito do propósito espiritual do tribnual de Cristo e como isso se relaciona com nossa vida aqui na Terra:

"Diante do trono de julgamento de Cristo, cada fiel cristão será julgado de acordo com o grau em que ele cooperou com Deus em permitir que o Espírito de Deus refinasse e santificasse sua vida, tornando-o conformável com Cristo."

Toda vez que agimos sincera e altruísticamente no serviço a Cristo, estamos permitindo que o Espírito Santo nos refine, para nos santificar, para nos levar mais para perto do ideal espiritual eterno que Jesus incorpora. Portanto, nossos galardões serão uma expressão visível na eternidade da extensão em que atuamos aqui na Terra a favor de Jesus, para honrá-Lo e glorificá-Lo neste mundo caído.

Conclusão

Em sua Primeira Carta aos Tessalonicenses, o apóstolo Paulo pede: "Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." [4:18]. Ele está se referindo, é claro, ao Arrebatamento, onde os santos que estiverem vivos na Terra quando Cristo retornar para buscar Sua noiva, O encontrarão nos ares e viverão dali para frente em Sua presença.

A palavra grega no original, que aparece na tradução Almeida Corrigida e Fiel como "consolai" nesta passagem é parakaleõ. A mesma palavra ocorre muitas vezes no Novo Testamento. Na tradução Autorizada do Rei Tiago (KJV), a palavra é traduzida como "beseech" (rogo) 43 vezes, "confort" (consolai) 23 vezes, "exort" (exorto) 21 vezes e por outras palavras 22 vezes. Assim, Paulo está na realidade pedindo encarecidamente que os fiéis exortem uns aos outros! Não é suficiente, em sua visão, simplesmente conversar com os outros fiéis cristãos sobre esta doutrina maravilhosa, que hoje chamamdos de Arrebatamento, mas encorajá-los fortemente a abraçá-la, refletir profundamente em sua importância, e viver em sua bem-aventurada esperança todos os dias.

Que nossos leitores se alegrem grandemente naquilo que o Senhor revelou! Maranata!

Solicitação Especial

O Tempo Está se Esgotando...

Incentivamos os leitores frequentes a baixar os ensaios existentes neste website para cópia de segurança e referência futura. Talvez eles não fiquem disponíveis para sempre.

Para saber um modo fácil de baixar todos os ensaios (mais de 370), escreva uma mensagem de correio eletrônico para mim.

Estamos caminhando rapidamente para um tempo em que materiais deste tipo somente poderão ser obtidos via email. A Irlanda está para aprovar uma lei de censura draconiana, a primeira do tipo no mundo "livre", que fechará websites como este e poderá resultar em penalidades como confisco de bens, multas financeiras e prisão por até cinco anos.

Os leitores que desejarem ser incluídos em uma lista futura para receberem mensagens de correio eletrônico, são convidados a me contactarem no seguinte endereço: jeremypauljames@gmail.com.


Autor: Jeremy James, artigo 398 em http://www.zephaniah.eu
Data da publicação: 15/9/2024
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/Apocalipse/vivendo.htm