Deus responde a Jó: "Onde estavas tu, quando eu fundava a Terra?"

Autor: Jeremy James, Irlanda, 5/5/2024.

O Evangelho de João fala da cura milagrosa de um cego que estava nas imediações do tanque de Siloé. Como ele era cego de nascença, a cura corrigiu seu cérebro e seus olhos. O cérebro de um bebê recém-nascido leva vários meses para se desenvolver até o ponto em que a criança consiga focar seus olhos e distinguir as cores. O próprio homem pôde apreciar o quão extraordinária tinha sido sua cura: "Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença." [João 9:32].

A cura modificou até os contornos da face dele. Aqueles que o conheciam há muitos anos, por ele mendigar nas ruas, tiveram dificuldades em reconhecê-lo. Os versos 9:8 e 9:9 expressam a perplexidade deles.

Jesus foi motivado a realizar a cura quando seus discípulos — não os fariseus — perguntaram se a cegueira daquele homem era devido aos seus próprios pecados, ou aos pecados de seus pais. Parece que eles queriam compreender por que alguém receberia o peso de uma deficiência tão severa desde o nascimento. Isto somente poderia ser por uma de duas razões: Ele ou seus pais tinham pecado, ou então Deus tinha desejado aquilo. Eles esperavam que Jesus atribuísse aquela deficiência física ao pecado, mas Ele não fez isso. Em vez disso, Ele disse que aquilo tinha acontecido "para que se manifestem nele as obras de Deus" (verso 9:3). Em outras palavras, era a vontade soberana de Deus que aquele homem fosse cego desde o nascimento. Neste caso, a deficiência dele foi usada por Deus, duas ou três décadas depois de seu nascimento, para edificar os homens com esse milagre tremendo e dar evidência de Seu plano misericordioso para a humanidade.

É claro a partir desse milagre e as circunstâncias em que ele aconteceu, que, embora todo o sofrimento seja devido ao pecado, é impossível para nós atribuir resultados específicos para pecados particulares. O homem é simplesmente incapaz de compreender a sequência infindável de adversidades, colocadas em movimento por sua rebelião, o que é como uma praga que o afeta há milhares de anos. Ao revés, por meio desse milagre maravilhoso, o Senhor mostrou Seu tratamento providencial da humanidade, como Ele extrai das consequências horríveis do nosso pecado as experiências de vida preciosas que precisamos aprender mais Dele.

O Salário do Pecado

Precisamos nos lembrar que o salário do pecado é a morte. Assim, se Deus permitisse que o pecado cobrasse seu efeito inevitável no total, muito provavelmente morreríamos ao nascer. Toda a humanidade desapareceria depois de uma geração. É por isto que chamamos Jesus de o Salvador da humanidade. Ele tomou literalmente sobre Si mesmo as consequências totais do nosso pecado e, desse modo, permitiu que nosso Pai Celestial levasse adiante Seu plano de Redenção — o que inclui a regeneração de todas as coisas.

Podemos compreender o plano de Deus em contornos. A operação detalhada — se pudermos usar esse termo — por trás de tudo o que Ele está fazendo, está escondida de vista. Muitos gostam de especular a respeito disso, mas estão desperdiçando seu tempo. É simplesmente impossível para nós compreendermos a variedade e os detalhes intrincados de tudo que Deus está fazendo, no céu ou na Terra. Como o Senho diz no livro do profeta Isaías:

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." [Isaías 55:8-9].

O quão mais altos os céus estão acima da Terra? O mais altos quanto for possível estar. Há uma distância imensa entre o foco insignificante de nossas mentes minúsculas e fracas e a vasta perspectiva onisciente que nosso maravilhoso Criador usufrui eternamente sobre todas as coisas.

O homem pensa que pode discutir com Deus a justiça dos atos Dele, ou questioná-Lo sobre algum aspecto de Sua santa vontade. O homem questiona se Deus pode justificadamente afirmar ser "justo em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras." [Salmos 145:17].

O apóstolo Paulo está se referindo a esta atitude quando pergunta: "Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?" [Romanos 9:20].

Como Deus Respondeu a Jó e aos Amigos Dele?

Os três amigos de Jó fizeram praticamente o mesmo. Eles tentaram responsabilizar Jó por sua horrível situação, os desastres terríveis que vieram sobre ele, fazendo uso da genialidade intelectual que possuíam. Nunca passou pela cabeça deles que Deus pudesse agir de modos que desafiassem nossa compreensão limitada. Sem querer, eles colocaram uma limitação sobre a soberania de Deus.

Calvino fez também isto quando decidiu que Deus precisa ter decretado, até mesmo ates da criação do mundo, quais almas seriam salvas e quais estariam sujeitas à condenação eterna. Ele não via como Deus poderia realizar Sua santa vontade de qualquer outro modo. Dificilmente pareceria lógico — da forma como ele via — que Deus pudesse dar liberdade total de escolha para todos os homens e ainda realizar Sua santa vontade. Mas, esta é a soberania que Deus possui! Esta é a soberania que Ele exerce desde a fundação do mundo.

Deus respondeu aos três amigos de Jó com uma pergunta que deveria fazer cada um de nós parar e pensar a respeito do caminho que estamos seguindo:

"Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência." [Jó 38:4].

Eles não conseguiram responder e tampouco podemos nós. Deus deu a razão para isto quando fez um desafio junto com a pergunta: "Faze-mo saber, se tens inteligência."

Veja que não possuímos essa compreensão. Não conseguimos compreender a magnitude daquilo que Deus está fazendo. É por isto que Jesus disse que precisamos nos tornar como criancinhas para podermos entrar no reino de Deus. Uma criancinha confia em seu pai.

O Muro das Razões Falsas

Isto nos traz ao modo como o Maligno usou este enigma para paralisar nossas faculdades espirituais. Isto é especialmente eficaz com homens e mulheres que têm mentes sólidas e gostam de solucionar os assim chamados problemas da existência para eles mesmos. Eles ruminam as evidências, quando as veem, e concluem que Deus não é perfeito e nem amoroso por que vivemos em um mundo que está gravemente danificado pelas imperfeições, onde o sofrimento e a dor são universais e onde até os homens mais excelentes com certeza irão morrer eventualmente.

Cerca de cinco anos atrás recebi uma extensa mensagem de correio eletrônico ao longo destas linhas. O autor da mensagem seguia uma linha ferrenha contra o Cristianismo e a Bíblia, mas fez isso após muitos anos de leitura e reflexão. Ele também foi influenciado grandemente pela perda de membros queridos de sua família. Acredito que as opiniões dele valem a pena serem lidas por causa das percepções que elas dão sobre as questões da vida real, que todos os incrédulos enfrentam. O Maligno aprisionou as mentes deles dentro de um grande muro de dúvidas e ceticismo e dificilmente parece possível — da forma como eles veem — encontrar um caminho de saída. Quanto mais eles lutam, mais alto o muro se torna.

A carta dele não é fácil de ser lida e contém várias declarações blasfemas. Espero que nossos leitores compreendam por que achamos necessário deixá-las dentro do texto.

Aqui está a versão não editada daquilo que ele escreveu:

Prezado Sr.

Encontrei por acaso seu website no início da noite de hoje e, em particular, li o artigo sobre a fraude dos dinossauros. Este não é um assunto novo para mim, que sempre fui um leitor ávido a respeito de incontáveis assuntos. Na verdade, ao longo dos últimos anos já li a respeito de muitos dos assuntos tratado pelos senhor. Tenho 77 anos de idade e sou casado há 53 anos com minha primeira, única e maravilhosa esposa. Logicamente, o mundo está repleto de fraudes, como a ida do homem à Lua, a fraude dos dinossauros e as operações de bandeira falsa em todo o mundo.

Cresci em uma Igreja Pentecostal e frequentei a igreja por muitos anos. Já li a Bíblia de capa a capa muitas vezes e estudei porções dela inúmeras vezes. Durante muitos anos eu acreditei que a Bíblia era a palavra de Deus.

Gostaria de fazer a seguinte pergunta: Como um ser sobrenatural pode ter simplesmente sempre existido, sem ter origem, início e viver simplesmente durante trilhões de anos? Ele vivia na escuridão antes de ter criado a luz? Você já viu esse 'Deus', ou já teve uma conversa inteligente com ele? Peço que não cite versos bíblicos para mim, por que a Bíblia é uma invenção 100% do homem.

Se você dedicasse tanto tempo e estudo para saber de onde a Bíblia veio e sua origem, como dedicou a respeito dos dinossauros, saberia que a Bíblia também é uma fraude. Não existe esta questão de 'pecado original'. Na verdade, a palavra 'pecado' é uma invenção dos homens. Você já viu este personagem chamado 'Satanás', ou teve uma conversa com ele?

Foram necessários muitos anos para eu chegar a entender que NÃO HÁ PROVA de vida após a morte e a tinta no papel chamado 'Bíblia' não é prova de nada. Meu pai era um fiel firme e um homem de oração, porém morreu quando eu tinha 11 anos de idade e ele tinha somente 31. Todas as orações no mundo a favor dele não ajudaram em nada. Minha filha caçula sofreu de câncer no seio durante anos, passou por todo o protocolo de quimioterapia, radiação e cirurgias, mas depois morreu aos 31 anos, deixando um marido maravilhoso e duas belas crianças. Ela era uma crente fiel em Jesus Cristo, uma mulher de oração, uma fiel participante na igreja e uma cristã, porém as centenas de orações a seu favor não ajudaram em nada. Supostamente, 'Deus é amor', porém tenho provas que esse 'Deus' nunca responde às orações.

Deus é 'amor', quando milhares de pessoas são enterradas vivas nos terremotos, ou morrem nos tornados, furacões, erupções vulcânicas, incêndios descontrolados, inundações, e assim por diante?

Tudo o que os cristãos fazem é apresentar desculpas para isentar Deus, dizendo que o 'pecado' é a razão. Não acredito nisto.

Tenho muito a dizer a partir de experiências pessoais, uma vida inteira de estudo, leitura e observação. Vim a perceber que a Bíblia retrata no Velho Testamento esse ser que os cristãos chamam de 'Deus' como um autor bárbaro de genocídio, escravas sexuais, assassinato de bebês e crianças, invasão do território dos outros povos pelas assim chamadas tribos de Israel e um ser muito sadista. Na verdade, o livro do Apocalipse é um livro de grande violência e horrores, terrorismo e é uma total obra de ficção.

É dito para nós que Jesus veio ensinando amor e fazer aos outros como você gostaria que eles fizessem com você, que bem-aventurados são os misericordiosos, e assim por diante. Todavia, o Velho Testamento não é nada disso. A estória de Ananias e Safira no livro de Atos, onde essas duas pessoas supostamente caíram mortas aos pés dos Pedro, desafia tudo o que Jesus ensinou.

Bem, por que dar desculpas para a Bíblia ou para Deus? Não há desculpas, a Bíblia não é a palavra de Deus, e você nunca encontrou esse Deus sobre o qual prega. Minha sugestão é que você faça mais pesquisas sobre a Bíblia, porque ela é a maior fraude na Terra.

Tudo de bom,

[nome]

Aqui está minha resposta:

Prezado [nome],

Muito obrigado por sua mensagem de correio eletrônico e suas muitas questões que levam à reflexão.

Você não está sozinho. Existem milhões de pessoas hoje que têm nuitas das mesmas visões e opiniões. Muitas delas são pessoas excelentes, de grande inteligência e gentileza, que realmente se preocupam com os outros e com o estado do mundo. Elas estão angustiadas por verem todo o sofrimento que existe no mundo e acham incompreensível que um Deus amoroso permita que isso tudo aconteça.

A palavra-chave no parágrafo acima é 'incompreensível'. Isto significa que não conseguimos compreender. Infelizmente, em nosso orgulho, atribuímos a Deus nossa falha em compreender. Nossa racionalidade está fora de questão, de modo que a falha tem de ser de Deus. Se Ele existe realmente, Ele errou na criação. O mundo está uma bagunça e a culpa está com (a) o caos ou (b) um Deus que falhou.

Talvez isto não descreva exatamente sua posição, mas suspeito que ela esteja muito próxima disso.

De muitos modos, esses pensamentos são expressos no livro de Eclesiastes. O autor (Salomão) examina de perto todas as coisas ao seu redor com seu intelecto superior e descobre que tudo é 'Vaidade'. Nada faz sentido, é idiotice, é caótico e sem significado. Somente perto do fim de sua obra vemos que, apesar de sua análise crítica severa, ainda há algo que ele não entende completamente. Ele está convencido que, apesar de tudo o que sua mente diz para ele, ainda existe um propósito por trás de todas as coisas. Ele pede que seus leitores temam/obedeçam a Deus e guardem Seus mandamentos. Se eles fizerem isto, terão alguma chance de encontnrar esse propósito.

O próximo livro de grande relevância para sua investigação é o livro de Jó. Ele era muito rico, porém perdeu tudo o que possuía em uma série de desastres inexplicáveis. Embora tivesse vivido irrepreensivelmente aos seus próprios olhos, ele encontrou-se em uma situação que ele imaginava que nunca viria sobre alguém, exceto os mais ímpios. Os 'amigos' dele também pensavam assim. Mas, durante todo seu sofrimento, Jó ainda sabia, como Salomão, que havia um propósito por trás de tudo aquilo. Ele ficou profundamente incomodado ao saber que não conseguiria compreender esse propósito, mas manteve a esperança que um dia isso se tornaria claro para ele.

Jó estava lutando com a soberania de Deus. Ele acreditava que tinha a capacidade de compreender Deus e esperava decifrar cada enigma espiritual por meio de seu conhecimento de Deus e de Suas obras. Todavia, ele se viu na situação de estar atolado na angústia e no sofrimento, onde absolutamente esforço algum de sua parte poderia levá-lo a superar aquele grande obstáculo. Como Deus pôde fazer isto com ele, que tinha vivido de forma irrepreensível?

Jó não acreditava que a soberania de Deus se estendesse além daquilo que o homem podia imaginar. Sem saber, ele colocou uma limitação em volta de Deus. Perto do fim do livro, quando entendeu que isto era o que tinha feito, ele disse: "... Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia." [Jó 42:3].

Deus sabia quando criou o mundo que ele ira descer para a condição que agora vemos ao nosso redor. Mas, Ele criou o mundo com a intenção de redimi-lo por meio de Seu Filho. Como "o Senhor é reto em todos os Seus caminhos e santo em todas as Sua obras", esse plano, se podemos chamá-lo assim, foi perfeito. Logicamente, em algumas raras vezes podemos ver rapidamente que este é o caso. Talvez por esta razão Jó tenha chamado suas três filhas como fez: Jemima, Quezia e Quéren-Hapuque. Jemima significa 'Dia a dia', Quezia é 'cássia', uma especiaria com fragrância aromática. Querén-Hapuque significa um recipiente de pintura cosmética para a face. Cada vez que ele as via nos anos restantes de sua vida aqui na Terra, ele se lembrava da necessidade de levar tudo dia a dia, a aspirar profundamente a fragrância que ele podia sentir, e saber que, enquanto estivesse aqui na Terra, nunca veria além da superfície de tudo o que Deus está fazendo.

Portanto, [nome], onde isto o deixa? Eu o convido a ler esses dois livros e refletir naquilo que Deus está dizendo. Mas, faça isto com certa humildade. Considere a possibilidade que você possa estar errado e que a mensagem transmitida em Eclesiastes e Jó é uma verdade de grande importância para você.

Em sua mensagem de correio eletrônico, você também expressa dúvida sobre a compaixão de Deus. Nós facilmente nos esquecemos que a compaixão de Deus é visível somente para aqueles que são eles mesmos compassivos. Quanto maior for nossa própria compaixão, mais claramente perceberemos a profundidade e imensidão da compaixão de Deus.

Um modo de patrocinar nossa própria compaixão é fazer alguma coisa que ajude a aliviar o sofrimento dos outros. Depois que vemos a diferença que isto faz, então damos mais de nós mesmos para servir aos outros. Começamos a compreender o que Deus está fazendo no mundo. Além disso, começamos a ver que a Bíblia, Sua Palavra, é um compêndio glorioso de tudo que Ele espera que saibamos e compreendamos.

Espero que isto ajude.

Bênçãos.

Jeremy

Se Não Vos Arrependerdes

Jesus nunca pediu para seus discípulos "compreenderem" o mundo, ou a vontade de Deus. Ao contrário, Ele direcionou a atenção deles para a única questão que importava. Havia somente uma coisa que eles poderiam fazer para quebrar o controle que Satanás tinha sobre eles. Isto foi resumido em uma única palavra: "Arrependam-se!".

Ele perguntou para eles por que os 18 foram mortos quando a torre de Siloé desabou. Ele também se referiu aos galileus que tinham sido executados por Herodes:

"E, respondendo Jesus, disse-lhes: Cuidais vós que esses galileus foram mais pecadores do que todos os galileus, por terem padecido tais coisas? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." [Lucas 13:2-5].

Há um grande senso de urgência nestas palavras de Jesus! Ele veio a este mundo para nos libertar, mas só podemos receber essa liberdade quando reconhecemos que estamos em uma situação realmente desesperadora. Estamos já sob condenação e destinados à destruição. Os "perdidos" estão perdidos no sentido mais pleno do termo.

John Phillips, que lecionou durante 25 anos no Instituto Bíblico Moody, resumiu isto como segue:

"Nada pode salvar o homem que está decidido a permanecer em seu histórico de vida, que insiste 'Estou fazendo o melhor que posso.' ... O pecador pode pedir a Deus um perdão gratuito, ou exigir um julgamento justo. Se ele preferir o julgamento justo, isso terá como resultado o lançamento dele no lago de fogo, pois ele será julgado de acordo com as suas obras. Para receber o perdão gratuito, ele precisa se declarar culpado, lançar-se sob a misericórdia de Deus e aceitar a salvação que Ele oferece por meio de Cristo. O homem precisa fazer isto antes que seja tarde demais." — [Exploring Revelation, pág. 243].

Você pode ter certeza que a ginástica mental que somos capazes de fazer em nossa condição caída SEMPRE encontrará um modo de justificar nossa rejeição a Cristo. Entretanto, se nos voltarmos para o Senhor, com humildade e respeito, Ele ouvirá nosso clamor. Sua graça e misericórdia nos elevarão rapidamente acima do muro de falsos raciocínios e razões que Satanás colocou ao nosso redor. Isto nos permitirá ver que ESTAMOS perdidos e que necessitamos de um Salvador. Somente então os homens irão se arrepender.

A Fé Lança Fora a Amargura

Pode ser útil nos lembrarmos do homem que era cego de nascença. Apesar de sua enfermidade, ele não estava preso "em fel de amargura", como Simão, o mago (Atos 8:23). Ele também não "atribuiu a Deus falta alguma" (Jó 1:22). A experiência de vida dele não tinha entenebrecido sua compreensão. Quando os judeus o chamaram e começaram a interrogá-lo a respeito da cura milagrosa que ele tinha recebido, ele não se deixou intimidar nem um pouco pela pressão deles.

Primeiro, eles tentaram fazer com que ele duvidasse que Jesus era a origem da cura recebida. Quando eles acusaram Jesus de ser um pecador, o homem respondeu: "... Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo." [João 9:25]. Eles então tentaram fazer com que ele descrevesse o que Jesus tinha feito para curá-lo. Sem se deixar perturbar pela impertinência deles, ele audaciosamente perguntou: "Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?" [João 9:27].

Eles ficaram grandemente incomodados com a atitude dele e perguntaram como um homem poderia ter feito o que ele afirmava que Jesus tinha feito. Eles até admitiram que não sabiam de onde Jesus tinha vindo. Neste ponto, o homem disparou uma sequência de epítetos sábios e engraçados:

"O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos. Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve. Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença. Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer." [João 9:30-33].

Enfurecidos pela firmeza e audácia daquele homem, eles o expulsaram da sinagoga.

Conclusão

Espiritualmente falando, todos somos cegos de nascença. Nossos olhos são abertos somente quando aceitamos a cura que Jesus oferece. Aqueles cujos olhos foram abertos não guardam amargura alguma contra Deus por causa do estado do mundo. Eles compreendem a devastação que o pecado produziu, que toda a criação era perfeita no início e que, por meio da obra que Cristo realizou no Calvário, o mundo será perfeito novamente um dia.

Louvado seja o Senhor por Sua misericórdia!

"Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." [1 Coríntios 1:18].

Solicitação Especial

O Tempo Está se Esgotando...

Incentivamos os leitores frequentes a baixar os ensaios existentes neste website para cópia de segurança e referência futura. Talvez eles não fiquem disponíveis para sempre.

Para saber um modo fácil de baixar todos os ensaios (mais de 370), escreva uma mensagem de correio eletrônico para mim.

Estamos caminhando rapidamente para um tempo em que materiais deste tipo somente poderão ser obtidos via email. A Irlanda está para aprovar uma lei de censura draconiana, a primeira do tipo no mundo "livre", que fechará websites como este e poderá resultar em penalidades como confisco de bens, multas financeiras e prisão por até cinco anos.

Os leitores que desejarem ser incluídos em uma lista futura para receberem mensagens de correio eletrônico, são convidados a me contactarem no seguinte endereço: jeremypauljames@gmail.com.


Autor: Jeremy James, artigo 384 em http://www.zephaniah.eu
Data da publicação: 12/6/2024
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/Apocalipse/resposta.htm