Os Últimas Dias e O Homem Obsoleto (Episódio da Série Além da Imaginação)

Autor: Jeremy James, Irlanda, 2/8/2024.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os poderes vigentes começaram a planejar a Terceira Guerra Mundial. O plano deles incluía um programa detalhado de propaganda para solapar a moralidade do mundo ocidental e abalar a confiança pública no modelo de realidade encontrado na Bíblia.

A visão bíblica da realidade, que é encontrada na verdade, era um grande obstáculo para aqueles que desejavam impor um sistema totalitário de governo em todo o mundo. A cosmovisão cristã tinha de ser solapada, junto com a cosmologia de senso comum, que nos permite interpretar a Palavra de Deus de um modo racional e consistente.

Já discutimos a natureza desse ataque em ensaios anteriores. Algumas vezes isto é descrito como uma "idiotização", em que a capacidade de pensar clara e racionalmente, com base em evidências verificáveis, é substituída por uma confiança ingênua na ciênca (ou pseudociência), uma relutância acentuada em questionar a autoridade e uma crença generalizada que a tolerância, a contemporização e o consenso são valores morais em pé de igualdade com os valores bíblicos.

O ataque foi conduzido principalmente por meio dos sistemas midiático e educacional. A repetição constante de falsas ideias provou ser muito eficaz. Apesar das advertências de várias pessoas bem qualificadas e de autoridade, a população falhou em compreender que suas mentes estão sendo condicionadas e que ela está sendo treinada a pensar e se comportar de um determinado modo.

A Maior Parte Disto Começou com a Série Além da Imaginação

Observei recentemente que muitas dessas ideias que influenciaram e moldaram as mentes emanaram originalmente de uma única fonte. As ideias que distorcem a realidade e solapam a confiança na verdade bíblica foram identificadas pelos arquitetos dessa iniciativa sinistra de controle mental e disseminadas por meio de vários canais. Um desses foi a muito apreciada série de televisão chamada Além da Imaginação (The Twilight Zone no original), que foi levada ao ar inicialmente em 1959 e durou cinco temporadas. Ela tinha uma média de 10 milhões de espectadores a cada semana e, no auge de sua popularidade, chegou a 25 milhões por episódio.

A percepção comum é que a série foi criada por Rod Serling e que a maioria dos seus temas e enredos foi concebida por ele. Ele também recebe o crédito por escrever (ou ser o co-autor) de 92 de seus 152 episódios. Além disso, Serling falava diretamente para a audiência no início e fim de cada episódio, comentando o enredo e convidando os espectadores a acompanhá-lo em Além da Imaginação. Isso reforçava a percepção pública que a série inteira era principalmente um produto da própria imaginação dele e virtualmente ninguém mais estava envolvido. Esse formato "confie em mim" foi criado para fazer os espectadores sentarem-se diante da televisão e abrirem suas mentes para assistirem a cada episódio sem exercerem muito julgamento.

Em nossa opinião, esta percepção de "um homem" é errada. A série foi planejada pelos poderes estabelecidos para colocar ideias bizarras e destrutivas na mente do público mediano. As ideias propriamente serviram como um catalisador para muitos filmes e outras séries de televisão que vieram depois, onde cenários de outros mundos e temas mágicos puderam ser desenvolvidos e explorados de modos cada vez mais sofisticados.

O assim chamado pouso na Lua em 1969 teria parecido menos crível sem as muitas imagens do espaço sideral implantadas por Além da Imaginação e pela propaganda televisiva subsequente.

Uma Cosmovisão Antibíblica

Considere simplesmente quantos temas ocultistas, sobrenaturais, distópicos, futuristas, de viagem no tempo, viagem ao espaço e de extraterrestres foram mostrados para milhões de pessoas por esta série. Nem mesmo Arquivos X, no anos 1990s chegou perto de expor os espectadores a uma quantidade similar de ideias anormais, aberrantes, paranóicas, psicóticas, mentalmente perturbadoras e emocionalmente perversas. Quase sem exceção, cada episódio contradizia ou se opunha aos valores e à cosmovisão expressos na Bíblia.

Não podemos resumir os temas dramatizados ao longo das cinco temporadas, mas apresentamos no Apêndice A um resumo do enredo de todos os 36 episódios na primeira temporada da série. Tenha em mente ao ler esses resumos que a maioria das pessoas naquele tempo nunca tinha encontrado esse tipo de material, ou sido desafiada a acreditar que aquilo poderia ter alguma validade. Por exemplo, a Bíblia condena a feitiçaria e a necromancia em termos inequívocos, mas os espectadores de Além da Imaginação eram incentivados a olhar para ambas em uma nova luz.

Para a maioria dos leitores hoje, essas linhas de enredo não seriam consideradas incomuns, mas esse não era o caso nos anos 1960s. Consideramos esses temas normais por que eles agora estão na corrente dominante — e esse processo de colocar na corrente dominante foi alcançado principalmente via Além da Imaginação. O próprio título da série era confirmação que o público estava sendo convidado a explorar alguma coisa que era até então tabu, ou proibido. Além da Imaginação foi retratada como um lugar onde a realidade diária é quebrada e coisas muito estranhas começam a acontecer. Os espectadores sabiam que estavam chegando muito perto do limite, onde fatores sobrenaturais entravam em jogo, mas eles "permitiram" a si mesmos assistir ao programa por que o próprio formato parecia lhes dar permissão.

Além da Imaginação foi, sem dúvidas, o parque de diversões do Diabo, um lugar onde ele pôde forçar a credulidade do espectador e implantar, como pouca resistência, ideias e cenários que estavam claramente em conflito com a Bíblia.

Os pastores cristãos daquele tempo deveriam ter dito: "Este programa é perigoso!", mas não disseram. Esta não seria a coisa simpática a fazer. Nesse sentido, eles não foram diferentes dos pastores da geração seguinte, que ignoraram o ataque demoníaco contra as mentes de nossas crianças via os livros e filmes da série Harry Potter.

Um Exercício Deliberado e Bem Planejado em Controle Mental

Assim, temos uma série exibida em horário nobre, em uma grande rede de televisão, transmitindo uma mensagem sofisticada e cuidadosamente planejada. Essa mensagem tenha o objetivo de solapar a confiança que o público tinha na moralidade e na cosmovisão cristãs. Isto não tinha sido feito antes. Além disso, todos os recursos necessários foram utilizado para fazer funcionar. Muitos atores famosos daquele tempo apareceram em um ou mais episódios, desse modo contribuindo para a qualidade profissional do programa e atraindo uma grande audiência.

Aqui está uma amostra de atores que participaram do programa:

Carol Burnett, Charles Bronson, Robert Duvall, Peter Falk, Dennis Hopper, Ron Howard, Jack Klugman, Martin Landau, Cloris Leachman, Elizabeth Montgomery, Billy Mumy, Leonard Nimoy, Robert Redford, Burt Reynolds, Telly Savalas, William Shatner, Dean Stockwell, Jonathan Winters, Dana Andrews, Art Carney, Gladys Cooper, Buster Keaton, Ida Lupino, Lee Marvin, Burgess Meredith, Agnes Moorhead, e Mickey Rooney.

Além da Imaginação abriu as comportas para diversos programas subsequentes que estariam baseados em temas do ocultismo, da magia e da ficção científica. A mente do público estava sendo preparada para materiais que se afastariam radicalmente da cosmovisão bíblica. Os cristãos americanos tinham mostrado que estavam dispostos a aceitar dentro de seus lares materiais que se chocavam com os ensinos da Escritura. Neste sentido, eles tinham feito um convite a Satanás, permitindo que ele continuasse a oferecer "entretenimento" ao longo das mesmas linhas. Em um sentido, eles tinham aberto uma porta que anteriormente estava fechada, se não rigidamente trancada.

Isto levou à programas de horário nobre e de grande sucesso, baseados em um ou mais dos temas lançados pela série Além da Imaginação, como Meu Marciano Favorito, A Família Addams, Jeannie É um Gênio, A Feiticeira, O Túnel do Tempo, Sombras da Noite, e The Outer Limits. Por volta de 1969, a maior parte do público americano estava preparada para acreditar que dois de seus concidadãos tinham "pousado" na lua. Aquilo foi uma farsa, é claro, mas o processo de condicionamento tinha funcionado.

O Homem Obsoleto

Nosso principal propósito ao escrever este ensaio não é discutir a série Além da Imaginação, mas chamar a atenção para um de seus 156 episódios, que parece contradizer totalmente aquilo que a série tinha o objetivo de alcançar. O episódio em questão, O Homem Obsoleto (episódio 29 na segunda temporada), foi uma defesa robusta da Bíblia e uma celebração da coragem cristã. Foi um milagre que ele tenha sido criado e transmitido.

Talvez alguém tenha escrito sobre o pano de fundo deste episódio, explicando os fatores que levaram à sua inclusão na série, mas não conseguimos encontrar.

Resumidamente, o enredo é o seguinte:

Um homem idoso, o Sr. Wordsoworth, é levado diante de um Tribunal que decidirá se ele é ou não "obsoleto". O Estado totalitário proscreveu os livros e a crença em Deus. Wordsworth está em observação há algum tempo e as evidências provam que ele não é mais útil e precisa ser finalizado. Ele recebe a permissão de escolher o método de sua execução. Ele escolhe a morte em uma explosão. O local que ele escolhe é seu próprio apartamento. Ele pede que o evento seja televisionado. O chanceler (um juiz) que prolatou a sentença aceita a solicitação. Ele acredita que isto terá um efeito edificante para a população em geral.

Wordsworth mais tarde surpreende o chanceler ao convidá-lo para visitar seu apartamento meia hora antes da execução. Ansioso para compreender o comportamento calmo e confiante do Sr. Wordsworth, que parece não tem medo algum da morte, o chanceler chega e olha com desprezo a situação de sua vítima. Entretanto, quando se levanta para ir embora, ele descobre que Wordsworth travou a porta. Ele agora percebe que também irá morrer na explosão.

Tremendo de medo, ele implora por sua vida, enquanto Wordsworth apanha um livro proibido em sua estante — a Bíblia — dizendo: "Esta é a única posse que tenho que é de algum valor para mim." Ele então passa a ler calmamente e em voz alta, a partir do livro dos Salmos.

Quando o minuto crítico final começa a se aproximar, o chanceler dá um salto e grita: "Pelo amor de Deus, deixe-me sair!" Wordsworth vai até a porta e a destranca, dizendo: "Sim, chanceler, por causa do amor de Deus, eu permitirei que o Sr. saia." O chanceler corre em busca de segurança, enquanto o Sr. Wordsworths morre em uma explosão e seu corpo é feito em pedaços. Entretanto, em vista da covardia mostrada pelo chanceler durante o evento televisionado, ele é considerado "obsoleto" pelo Tribunal e é surrado até a morte pelos seus pares.

As passagens da Escritura que o Sr. Wordsworth leu em voz alta, que eram praticamente idênticas ao texto da Bíblia King James, foram as seguintes:

[Leia as passagens completas no Apêndice B].

As passagens da Escritura foram lidas lenta e respeitosamente. O Sr. Wordsworth estava prestes a morrer e fez uma imersão na Palavra de Deus. Ele sabia que o chanceler estava ouvindo, como também todos aqueles que assistiam à transmissão dos procedimentos pela televisão.

Ele Morreu como um Mártir (uma Testemunha do Senhor)

Durante seu interrogatório no Tribunal, Wordsworth desafiou o chanceler quando este negou a existência de Deus:

W: "Existe um Deus."
C: "Você está enganado, Sr. Wordsworth. Não há Deus! O Estado prova que não há Deus!"
W: "Não é possível apagar Deus via um decreto."

Assim, vemos que o Estado totalitário e todo-poderoso considerou o Sr. Wordsworth culpado de dois "crimes" sérios. Ele acreditava em Deus e na Bíblia e rejeitava o Estado como autoridade final em questões morais e espirituais. Isto significava que ele estava sendo executado por suas crenças e que morreu como um mártir.

É significativo que Wordsworth permitiu que o chanceler — que assinou a ordem de execução — saísse do apartamento antes da explosão da bomba. Este ato de misericórdia foi uma evidência de sua devoção à Palavra de Deus.

Conclusão

O grande plano satânico que levou o mundo para seu atual estado de grande perigo não teria funcionado sem o imenso programa de propaganda dos últimos 60 anos. Múltiplas camadas de engodo foram usadas para diluir, distorcer e depreciar o claro significado literal da Palavra de Deus. As mentiras fantásticas contadas pelos governos de todo o mundo nos últimos dez anos não teriam sido nem de perto tão eficazes sem o longo processo de condicionamento mental que teve início com Além da Imaginação.

Diversas pesquisas de opinião mostram que a séria foi muito mais influente do que a maioria das pessoas conseguiu observar. Ela é frequentemente classificada pelos espectadores de hoje como a melhor série dos anos 1960s.

Contudo, no meio desse esgoto sobrenatural, um verdadeiro ninho de víboras, o Senhor Deus colocou uma gema, um maravilhoso lembrete de Sua Palavra, de Sua graça, de Sua misericórdia. e de Sua contínua disposição de alcançar aqueles que verdadeiramente querem conhecê-Lo.

"Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; e, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a." [Mateus 13:45-46].


Apêndice A

Episódios na Primeira Temporada de Além da Imaginação


Apêndice B

Passagens da Escritura lidas em voz alta pelo Sr. Wordsworth, lenta e respeitosamente

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida... Livra-me, meu Deus, dos meus inimigos, defende-me daqueles que se levantam contra mim. Livra-me dos que praticam a iniquidade, e salva-me dos homens sanguinários. Pois eis que põem ciladas à minha alma; os fortes se ajuntam contra mim, não por transgressão minha ou por pecado meu, ó SENHOR. Eles correm, e se preparam, sem culpa minha; desperta para me ajudares, e olha... Disse o néscio no seu coração: Não há Deus... O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR. SENHOR, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas. Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, SENHOR, quem subsistirá?” [Salmos 23; Salmos 59:1-4; Salmos 14:1-2; Salmos 130:1-2]

Solicitação Especial

O Tempo Está se Esgotando...

Incentivamos os leitores frequentes a baixar os ensaios existentes neste website para cópia de segurança e referência futura. Talvez eles não fiquem disponíveis para sempre.

Para saber um modo fácil de baixar todos os ensaios (mais de 370), escreva uma mensagem de correio eletrônico para mim.

Estamos caminhando rapidamente para um tempo em que materiais deste tipo somente poderão ser obtidos via email. A Irlanda está para aprovar uma lei de censura draconiana, a primeira do tipo no mundo "livre", que fechará websites como este e poderá resultar em penalidades como confisco de bens, multas financeiras e prisão por até cinco anos.

Os leitores que desejarem ser incluídos em uma lista futura para receberem mensagens de correio eletrônico, são convidados a me contactarem no seguinte endereço: jeremypauljames@gmail.com.


Autor: Jeremy James, artigo 395 em http://www.zephaniah.eu
Data da publicação: 30/8/2024
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/Apocalipse/obsoleto.htm