Autor: Jeremy James, Irlanda, 23/8/2024.
Como um recém-convertido em 2008, fiquei intrigado pelo fato de a Epístola aos Hebreus não ser geralmente atribuída ao apóstolo Paulo. Desde aquele tempo, já encontrei muitas opiniões diferentes com relação à autoria, várias das quais pareciam superficiais ou sem um claro propósito expositivo. Algumas eram pouco mais do que um rodapé em um debate que ocorria há muito tempo.
Uma pergunta que muitos já fizeram é se realmente precisamos saber quem foi o autor? Faria alguma diferença se soubéssemos?
Embora existam perguntas que podemos validamente fazer sobre muitas passagens na Palavra de Deus, podemos obter conforto no conhecimento que recebemos aquilo que necessitamos. O Senhor sabe o propósito de Sua Palavra e a deu para nós em sua perfeição para cumprir esse propósito. Perguntas não pertinentes podem surgir a partir da curiosidade humana, mas informações adicionais não são necessárias.
Tendo dito isto, existe definitivamaente uma pergunta que deveríamos fazer a respeito da autoria da Epístola aos Hebreus. Temos certeza que a Bíblia não aponta p ara Paulo como o autor?
Se abordarmos a matéria a partir dessa perspectiva, estamos plenamente justificados em "comparar Escritura com Escritura" para ver o que aparece.
Uma Segunda Pergunta
Além disso, dadas as muitas tentativas feitas ao longo dos dois últimos séculos para distorcer ou corromper a Palavra de Deus, também estamos justificados em fazer outra pergunta: Que benefício, se é que existe, o Maligno ganha escondendo a identidade de Paulo como o autor?
Vamos tratar esta questão primeiro.
Se Paulo foi o autor, então a Epístola aos Hebreus foi escrita após o ano 60 e está, portanto, baseada em um relato completo da revelação dada a ele a respeito da igreja. Ademais, a epístola traz um tema de grande abrangência, qual seja, a centralidade e primado da fé no Cristianismo. Ao declarar o argumento como ele faz, Paulo está continuando uma batalha que ele lutou durante três décadas, mostrando como Cristo levou o Judaísmo além da Lei e trouxe a humanidade para uma nova aliança com Deus. Essa nova aliança inclui tanto os judeus quanto os gentios e trata-os em igualdade de termos no que se refere à salvação.
Em vez de focar na Lei, o que somente provocaria sua audiência exclusivamente judaica, Paulo voltou ao tempo antes da Lei e identificou a única coisa com base em que a salvação dependia. Isto era a fé.
Se é possível dizer que as epístolas de Paulo têm um tema em comum, esse tema é a verdade espiritual central que "o justo pela sua fé viverá" (Habacuque 2:4). Já foi observado que três das epístolas de Paulo podem ser lidas como um exame em profundidade desta verdade espiritual central (assumindo que Paulo foi o autor da Epístola aos Hebreus). A Epístola aos Romanos definiu "o justo" e a Epístola aos Gálatas mostrou que, depois que o fiel recebe a Cristo pela fé, ele nunca mais pode retornar para a Lei. Ele "viverá" pela fé somente. Finalmente, a Epístola aos Hebreus faz uma exposição detalhada da própria "fé".
Podemos ver a partir disto por que Paulo teria sido escolhido pelo Espírito Santo para redigir esta epístola. A epístola respondeu a uma questão central no Cristianismo e a definiu no contexto de tudo o que Paulo tinha dito anteriormente sobre o assunto. Sabendo que Paulo era o autor se este era o caso os fiéis cristãos seriam capazes de ver clara e mais facilmente o que ele estava tentando comunicar em sua epístola.
A Identidade do Autor da Epístola Não É Mencionada
Muitos comentaristas já observaram que Paulo teria tido mais sucesso em persuadir os judeus a aceitarem a posição dele se ele não fosse percebido como o autor, pelo menos não até que eles tivessem considerado suas palavras cuidadosamente. Isto exlicaria por que ele não alude à sua identidade na espístola. Entretanto, ele fornece evidências circunstanciais suficientes para permitir que seus leitores deduzam que a carta originou-se com ele.
Esses pontos de detalhes reveladores associam Paulo de perto com o autor das outras epístolas paulinas. Por exemplo, sabemos a partir da carta aos Hebreus que o autor estava preso na Itália, que Timóteo era um colaborador valioso e que ele tinha a autoridade para pronunciar ordenanças que os fiéis cristãos deveriam obedecer. Essas ordenanças incluíam questões como fidelidade conjugal, a hospitalidade, a organização da igreja, orientação para evitar os falsos ensinos e o perigo da ganância, todos os quais apareceram de forma proeminente em suas outras epístolas. Ele até repreende seus leitores por não terem amadurecido além da fase do "leite" (Hebreus 5:12), exatamente como fez com a igreja em Corinto (1 Coríntios 3:2). A referência a "correr com paciência a carreira que nos está proposta" em Hebreus 12:1 está claramente em concordância com uma recomendação similar em 1 Coríntios 9:24.
O Que o Maligno Quer Obter
Precisamos retornar ao Êxodo para ver o que o Maligno é capaz de fazer. Ele quer manter os judeus o mais distante que ele puder do Cântico de Moisés. Essa passagem profunda da Escritura não parece atrair muita atenção hoje, mas é e sempre foi admiravelmente significativa. Ela foi literalmente uma carta de Deus para todo judeu que já viveu, apresentando uma descrição da disposição interna deles, seu destino como um povo desobiente e as dolorosas consequências para os judeus, tanto como nação e como indivúdos, se eles deixassem de se tornar verdadeiramente reconciliados com Deus. A "carta" era tão importante, a partir da perspectiva do Senhor, que Ele pediu que todos os filhos de Israel a aprendessem e guardassem em seu coração.
Aqui está o que o Senhor Deus pediu:
"Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel. Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, e anularão a minha aliança. E será que, quando o alcançarem muitos males e angústias, então este cântico responderá contra ele por testemunha, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua boa imaginação, o que ele faz hoje, antes que o introduza na terra que tenho jurado. Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel." [Deuteronômio 31:19-22].
Ele está dizendo claramente: Aprendam este cântico! Memorizem o texto e o guardem em seus corações! Vocês precisarão dele nos anos futuros. (Para propósitos de referência, incluímos o cântico inteiro no Apêndice A.)
Não há a menor indicação em qualquer parte na Palavra de Deus que eles fizeram da forma como foram instruídos a fazer. Depois que Josué e sua equipe de liderança morreram, os filhos de Israel voltaram para seus antigos caminhos pagãos. O cântico foi depois de pouco tempo esquecido e não há evidência que foi novamente aprendido e memorizado por qualquer uma das tribos, até mesmo os levitas.
O Problema Espiritual Central Deles
Não é nosso propósito neste ensaio revisar em detalhes o maravilhoso Cântico de Moisés, mas destacar sua importância para o povo judeu. De especial nota é a inclusão no cântico de uma referência ao problema espiritual central deles, o fato que os levou para onde eles estão hoje:
"E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade." [Deuteronômio 32:20].
Isto é como se Deus tivesse diagnosticado a causa-raiz da condição espiritual deles, tanto no tempo em que Deuteronômio foi escrito e continuamente dali para frente, até os dias atuais, quando "verei qual será o seu fim."
Os filhos de Israel são "filhos em quem não há lealdade".
Tendemos a pensar na desobediência perversa deles como a causa-raiz de seus problemas, mas o Senhor Deus está apontando para uma razão mais profunda. Eles simplesmente não tinham a fé que necessitavam para serem obedientes.
Jesus apontou para isto como a razão por que eles O rejeitaram em Sua primeira vinda:
"Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele." [João 5:46].
A palavra emun [H529] indica fé em seu sentido mais básico, destituído de qualquer associação mais ampla, como fidelidade ou lealdade (conforme transmitido pela palavra emuna [H530]).
É interessante que a palavra emun aparece somente duas vezes na Bíblia. Os tradutores da Versão Autorizada do Rei Tiago (KJV) traduziram a palavra como "truth" (verdade), não "faith" (fé) na segunda ocasião:
"Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade [emun, H520]." [Isaías 26:2].
Uma falta de fé SEMPRE foi a causa fundamental da desobediência de Israel, de sua falha em reconhecer Jesus como seu Messias em Sua primeira vinda OU a qualquer tempo dali para frente. Ainda aguardamos o dia em que Israel finalmente virá à fé. Este é o dia ao qual o Senhor Deus está se referindo quando diz: "Verei qual será o seu fim."
O Propósito de Paulo em Escrever Esta Epístola
Em sua Epístola aos Hebreus, Paulo está fazendo tudo o que pode para conseguir que os judeus convertidos ao Cristianismo vejam que a "fé" era o fator crucial, o fator de decisão, na salvação sob o Velho Testamento e que a fé continua a ser o fator crucial ou de decisão sob o Novo Testamento.
O autor da Epístola aos Romanos estava grandemente perturbado pela possibilidade que os filhos de Israel poderiam talvez nunca vir à fé. Em toda a revelação de Deus ele pôde ver que eles chegariam lá no fim, embora somente depois de passarem por um considerável castigo nas mãos de um Deus justo. Em toda sua Epístola aos Hebreus, ele estava declarando toda a matéria tão clara e sucintamente quanto a comunicação humana consegue permitir. Isto era como se ele tivesse se sentado com os rabinos mais doutos do seu tempo e apresentado um argumento que ele tinha construído em sua mente com grande amor e cuidado ao longo de muitos anos.
Da forma como aconteceu, a audiência "hebraica" à qual ele estava se dirigindo na epístola era uma igreja (local) específica que aparentemente consistia quase que totalmente de judeus convertidos. Em um sentido mais amplo, a epístola foi também uma carta para todos os judeus de toda parte, convertidos ou não, seguindo o caminho inteiro, desde o ano 60 até o fim dos tempos.
Podemos ver a partir disto que o Maligno estaria bem satisfeito se Paulo não recebesse o crédito de autoria da Epístola aos Hebreus. Ele sabia que a força do argumento que Paulo estava criando seria grandemente reduzido se seus leitores judeus não fossem capazes de ver que seu autor era também o profeta que Deus tinha escolhido para revelar para a humanidade a verdadeira natureza da Igreja. Os judeus requerem um sinal e que melhor sinal poderiam eles receber do que uma carta escrita por esse tipo de pessoa?
Respondendo Nossa Primeira Pergunta
Fizemos até aqui algum progresso, mas não o suficiente para responder à nossa primeira pergunta. Estamos certo que a Bíblia não aponta para Paulo como o autor?
As evidências circunstanciais podem ser muito valiosas, mas precisamos de algo mais para estabelecer a matéria, uma passagem definitiva na Palavra de Deus que aponte diretamente para Paulo como o autor da Epístola aos Hebreus.
Embora eu tenha examinado as visões de muitos comentaristas a respeito deste assunto, o único argumento que achei convincente foi o de H. A. Ironside. Incluímos nos Apêndices B e D o argumento dele a favor de Paulo como o autor da Epístola aos Hebreus, um argumento que baseia-se exclusivamente na Escritura e não faz uso de conjeturas ou opinião.
O argumento dele pode ser resumido como segue:
(a) Pedro, o apóstolo aos judeus, disse (2 Pedro 3:15) que Paulo, o apóstolo aos gentios, tinha escrito uma carta importante para os judeus.
(b) Pedro continuou e disse (2 Pedro 3:16) que Paulo tinha levantado certas questões em sua carta que não eram fáceis de compreender e os exortou a acreditar que ele tinha escrito por que aquilo era parte da Escritura.
(c) Paulo escreveu somente uma carta para os judeus (Hebreus), de modo que esta precisa ser a carta à qual Pedro se referiu em 3:15. Isso significa que ele estava autenticando Paulo como o autor.
Quando vemos o quão claramente isto pode ser dito e quão fácil é compreender, nós sinceramente nos perguntamos como alguém já questionou a autoria de Paulo da Epístola aos Hebreus.
Durante a maior parte da história praticamente todos os fiéis cristãos assumiram que Paulo era, de fato, o autor, provavelmente por causa das evidências circunstanciais no capítulo 13 e os comentários de Pedro.
Incluímos no Apêndice C um exemplo descarado de uma tentativa moderna de manter essa confusão ativa. Pode parecer que a chegada da "Igreja do Fim dos Tempos" a falsa religião do Anticristo e do Falso Profeta dependerá, em parte, de uma negação que Paulo foi o autor da Epístola aos Hebreus.
Conclusão
Os cristãos com um forte fundamento na Palavra de Deus não têm dificuldade alguma com a omissão do nome de Paulo na Epístola aos Hebreus. A maioria diria que isso não faz diferença. Mas, eles estão errados. Como vimos, a Palavra de Deus mostra que Paulo foi de fato o autor e, se a Escritura autentica isto, então devemos perguntar o porquê.
Para a maioria dos cristãos nascidos de novo, isto não é um problema para eles pessoalmente, mas é definitivamente um problema quando eles testemunham para os judeus.
Em sua Segunda Carta, Pedro, o apóstolo aos judeus, instrui todos os judeus a lerem os escritos de Paulo, confirmando que eles são a Palavra de Deus. A orientação dele deve informar nossa compreensão.
A Epístola aos Hebreus é a última comunicação detalhada que Deus dirigiu especificamente a Israel. Ela se destaca como uma declaração monumental de Sua posição. Em um sentido, ela oferece aos judeus uma atualização, ou corolário ao Cântico de Moisés. Ela diz para eles em que ponto eles estão, onde Deus está e o que eles precisam fazer para se reconciliarem com Deus. Ela faz iso com grande clareza e com a devida consideração à jornada que eles já fizeram desde o tempo de sua fundação como uma nação. E isto está escrito pelo judeu convertido que eles mais desprezaram, o profeta escolhido por Deus para revelar o mistério profundo da Igreja e abrir a porta para os gentios.
Para os leitores judeus, isto somente pode ser plenamente comprendido por referência a tudo o mais que Paulo tinha escrito sobre Israel e o destino do povo judeu. Portanto, o povo judeu hoje precisa saber que Paulo foi o autor da Epístola aos Hebreus.
Apêndice A
O Cântico de Moisés (Deuteronômio 32:1-43)
1 Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
3 Porque apregoarei o nome do SENHOR; engrandecei a nosso Deus.
4 Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
5 Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.
6 Recompensais assim ao SENHOR, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
7 Lembra-te dos dias da antiguidade, atenta para os anos de muitas gerações: pergunta a teu pai, e ele te informará; aos teus anciãos, e eles te dirão.
8 Quando o Altíssimo distribuía as heranças às nações, quando dividia os filhos de Adão uns dos outros, estabeleceu os termos dos povos, conforme o número dos filhos de Israel.
9 Porque a porção do SENHOR é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
10 Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.
11 Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,
12 Assim só o SENHOR o guiou; e não havia com ele deus estranho.
13 Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira.
14 Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.
15 E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.
16 Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.
17 Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
18 Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
19 O que vendo o SENHOR, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
20 E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.
21 A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
22 Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes.
23 Males amontoarei sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
24 Consumidos serão de fome, comidos pela febre ardente e de peste amarga; e contra eles enviarei dentes de feras, com ardente veneno de serpentes do pó.
25 Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor; ao jovem, juntamente com a virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.
26 Eu disse: Por todos os cantos os espalharei; farei cessar a sua memória dentre os homens,
27 Se eu não receiasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, e para que não digam: A nossa mão está exaltada; o SENHOR não fez tudo isto.
28 Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
29 Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!
30 Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o SENHOR os não entregara?
31 Porque a sua rocha não é como a nossa Rocha, sendo até os nossos inimigos juízes disto.
32 Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas venenosas, cachos amargos têm.
33 O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras.
34 Não está isto guardado comigo? Selado nos meus tesouros?
35 Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
36 Porque o SENHOR fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.
37 Então dirá: Onde estão os seus deuses? A rocha em quem confiavam,
38 De cujos sacrifícios comiam a gordura, e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se, e vos ajudem, para que haja para vós esconderijo.
39 Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
40 Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
41 Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
42 Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
43 Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.
Apêndice B
Comentário de H. A. Ironside a Respeito dos Versos 15-18 de 2 Pedro 3
"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém." [2 Pedro 3:15-18].
Assim, então, a paciência e longanimidade de Deus com a humanidade ao longo de todos os séculos da história humana são sempre com vista à salvação daqueles que se converterão a Ele, confessando seus pecados e crendo na m ensagem de Sua graça.
Pedro acrescenta "... como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição." Isto é muito claramente uma autenticação de que Paulo foi o autor da Epístola aos Hebreus. Não pode haver outro escrito ao qual Pedro se refere nesse verso. Como vimos, o próprio Pedro estava se dirigindo aos judeus (hebreus) convertidos. Ele nos diz que o apóstolo Paulo tinha escrito uma carta para eles. Não há outra carta de Paulo que tenha sido dirigida aos judeus convertidos, além da Epístola aos Hebreus. E, nessa Epístola aos Hebreus, Paulo corrobora o testemunho de Pedro com relação a essas verdades escatológicas que ele acaba de revelar. Em Hebreus 12:25-29, temos esse testemunho corroborativo: "Vede que não rejeiteis ao que fala; porque, se não escaparam aqueles que rejeitaram o que na terra os advertia, muito menos nós, se nos desviarmos daquele que é dos céus; a voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu. E esta palavra: Ainda uma vez, mostra a mudança das coisas móveis, como coisas feitas, para que as imóveis permaneçam. Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; porque o nosso Deus é um fogo consumidor." Aqui, apresentamos exatamente as mesma verdade que o apóstolo Pedro enfatizou. Portanto, não deve haver dúvida que Pedro estava declarando que Paulo era o autor desta Epístola em particular.
[Fim do excerto]
Apêndice C
Excerto de StudyLigth Archives
Excerto de StudyLight Archives que se propõe a apresentar todos os comentários de H. A. Ironside sobre a Epístola aos Hebreus . Entretanto, ele leva incorretamente o leitor a ignorar o que Ironside realmente disse naquele comentário, sobre a autoria de Hebreus e, substitui uma seção por uma de Arend Remmers veja abaixo que argumenta que o autor é desconhecido.
Apresentamos no Apêndice D o texto de Ironside que StudyLight achou apropriado deixar de fora.
Autor[O texto abaixo é de Arend Remmers]
O autor da epístola não menciona seu nome. Muitas suposições já foram feitas a respeito de quem possa ter sido o autor: Paulo, Lucas, Barnabé (assim diz Tertuliano), Apolo (assim diz Martinho Lutero), Silas, ou até Áquila e Priscila já foram sugeridos.
A maioria dos cientistas modernos recusa-se a aceitar Paulo como o autor por que o conteúdo, a estrutura e a linguagem da epístola não são típicos dele. Todavia, a antiga tradição alexandrina atribui esta epístola ao apóstolo Paulo. O fato que o autor conhecia Timóteo bem (Hebreus 13:23) e que Pedro, que também escreveu para os cristãos judeus mencione uma epístola de Paulo para eles (2 Pedro 3:15) fala para a tradição alexandrina. Entretanto, os destinatários da epístola eram os cristãos judeus na Palestina, enquanto que Pedro escreveu para os estrangeiros dispersos (1 Pedro 1:1) que viviam fora da Palestina. Se Paulo fosse o autor uma razão para não mencionar seu nome poderia ser que ele era um apóstolo para as nações, enquanto que Pedro era um apóstolo aos judeus (Gálatas 2:7-8).
Na verdade, o autor da epístola permanece desconhecido. O Espírito Santo, que inspirou essa epístola quis deliberadamente apresentar o Senhor Jesus somente como apóstolo e sumo sacerdote da nossa profissão de fé (Hebreus 3:1). O pai da igreja Orígenes (por volta dos anos 185 até 254) apropriadamente escreveu: "Somente Deus sabe de verdade quem é o autor."
Apêndice D
Excerto do Comentário de H. A. Ironside Sobre a Epístola aos Hebreus
[Início do excerto]
Autoria
Quem escreveu a Epístola aos Hebreus? Devemos ter certeza com relação ao seu autor humano, e é de alguma importância que devamos saber, se a carta veio até nós anonimanente? Se Deus quisesse que soubéssemos o nome do autor, Ele não teria dito para nós? Estas são questões apropriadamente levantadas e desejo tentar responder a elas com toda a franqueza.
Escrevo para aqueles que creem na inspiração desta Epístola, como de toda a Escritura, e por esse termo quero dizer tudo que era aceito como Escritura em nosso dia do Senhor, isto é, todo o Antigo Testamento e também os livros considerados como canônicos pelos cristãos do primeiro século. Hebreus pertence a essa coleção posterior. Isto é evidentemente uma parte integral da Palavra de Deus. Se fosse retirada de nossas Bíblias, ela deixaria um grande vão que nada mais poderia preencher. Em seu próprio lugar, ela preenche esse vão admiravelmente e forma, de um modo varavilhosíssimo, o elo de conexão entre as economias do Velho e do Novo Testamentos.
A epístola é creditada ao apóstolo Paulo, em nossas Bíblias, como também em muitos manuscritos, porém a partir da parte final do segundo século não houve falta daqueles que negavam a autoria paulina. A epístola já foi atribuída a Apolo, Barnabé e até à Priscila, a mulher de Áquila! É estranho se Apolo fosse o autor, pois parece que a igreja em Alexandria nunca ouviu isso e, todavia, Apolo era de Alexandria. Fosse ele o autor, o quão natural que essa igreja tivesse um santo orgulho em reconhecer a obra dele, e nunca permitir que seu nome fosse esquecido como o instrumento escolhido. No que se refere a Barnabé, não há a mínima evidência que ele tenha sido o autor. Se fosse provado que Barnabé é o autor da epístola apropriadamente espúria que é atribuída a ele, as diferenças em estilo entre ela e a Epístola aos Hebreus são acentuadas demais para admitirmos a ideia que ambas poderiam ter sido escritas pela mesma pessoa. Quanto à autoria de Priscila, apesar de "certos toques femininos requintados" que uma mulher expositora pensa que vê na epístola, a suposição pode ser rejeitada como totalmente absurda e sem qualquer fundamento nos fatos.
Mas, faz realmente alguma diferença quem foi o autor humano? Eu acho que sim, pelo menos em nossa compreensão de sua abrangência e momento oportuno. Como já salientei anteriormente, essa carta é a última das três epístolas que formam juntas um comentário divinamente inspirado sobre um texto do Velho Testamento, isto é, Habacuque 2:4: "O justo pela sua fé viverá." Romanos expôs as duas primeiras palavras e mostra quem somente são "os justos" diante de Deus. Gálatas continua o relato maravilhoso e explica como o justo "viverá". Tendo iniciado no Espírito, eles não serão aperfeiçoados pela carne, mas viverão com base na mesma fé que justifica. Agora, Hebreus completa o relato, expondo as duas últimas palavras, mostrando que "pela fé" o povo peregrino de Deus caminha neste mundo para Seu louvor e glória. É provável que Ele, que é um Deus de ordem escolhesse Paulo para escrever Romanos e Gálatas, mas selecionasse algum escritor desconhecido para nos dar a Epístola aos Hebreus? Não é muito mais provável que o mesmo servo tenha escrito todas as três e pístolas?
Agora, nossa segunda questão: Podemos ter certeza com relação à autoria humana, ou isto é meramente uma questão de especulação intelectual na melhor das hipóteses? Acredito que Deus nos deu informações definitivas sobre este ponto: Primeiro, temos a bem conhecida declaração do apóstolo Pedro, que parece conclusiva quanto à autoria paulina. "E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição." [2 Pedro 3:15-16] Deve ser observado que o apóstolo Pedro escreveu para os fiéis cristãos judeus dispersos, pois sua primeira epístola torna isso evidente. Portanto, é claro, ele escreveu para hebreus. Sua segunda epístola foi escrita para as mesmas pessoas. "Amados, escrevo-vos agora esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero." [2 Pedro 3:1]. Ele declara que "nosso amado irmão Paulo" tinha escrito uma epístola para eles. Agora, se ele não está se referindo a essa carta aos Hebreus, então essa carta não foi preservada, como todas as outras epístolas de Paulo, escritas para grupos de santos, foram dirigidas para igrejas dos gentios. Em seguida, novamente, nesta Carta aos Hebreus, à qual Pedro se refere, Paulo escreveu "pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem". O quão verdadeiro é isto a respeito da Espítola aos Hebreus?
Quntas milhares de almas instáveis foram lançadas na maior agonia mental e perturbações de espírito por causa de más compreensões e interpretações profundamente falsas de partes dos capítulos 6 e 10? Parece que Pedro não poderia ter indicado de forma mais definitiva do que fez com a referência a esta carta.
Além disso, na Epístola aos Tessalonicenses, lemos: "Saudação da minha própria mão, de mim, Paulo, que é o sinal em todas as epístolas; assim escrevo. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém." [2 Tessalonicensse 3:17-18]. Aqui, o apóstolo Paulo nos diz da marcação secreta, se assim podemos dizer, colocada no fim de cada uma de suas cartas, desse modo guardando os santos do engodo da falsificação. Lembre-se da advertência em 2 Tessalonicenses 2:2: "Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.". Qual é essa marcação secreta? É uma mensagem que caracteriza todo seu ministério, uma saudação que enfatiza a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Observe como essa marcação secreta é encontrada no encerramento de todas suas cartas genuínas:
"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém." [Romanos 16:24.
(Observe que os versos 25-26 são de natureza de um adendo final. A epístola termina apropriadamente com o verso 24.)
"A graça do Senhor Jesus Cristo seja convosco." [1 Coríntios 16:23].
"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém." [2 Coríntios 13:14].
"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém." [Gálatas 6:18].
"A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém." [Efésios 6:24].
"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vós todos. Amém." [Filipenses 4:23].
"Saudação de minha mão, de Paulo. Lembrai-vos das minhas prisões. A graça seja convosco. Amém." [Colossences 4:18].
"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém." [1 Tessalonicenses 5:28].
"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém." [2 Tessalonicenses 3:18].
"A qual professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém." [1 Timóteo 6:21].
"O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito. A graça seja convosco. Amém." [2 Timóteo 4:22].
"Saúdam-te todos os que estão comigo. Saúda tu os que nos amam na fé. A graça seja com vós todos. Amém." [Tito 3:15].
"A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito. Amém." [Filemon. verso 25].
Agora, veja Hebreus 13:25: "A graça seja com todos vós. Amém."
Pode haver alguma dúvida que temos aqui a autenticação de Paulo nesta carta como escrita por ele mesmo? A prova torna-se mais forte quando nos voltamos para as epístolas gerais e observamos o quão diferentes são todos os encerramentos. Nem uma única vez a palavra graça é usada, exceto em 2 Pedro 3:18. Há o "crescei na graça", que é, evidentemente, crescer em experiências, e não se refere à graça salvadora. O livro de Apocalipse, que é de um caráter totalmente diferente, usa a saudação da graça, o que está em perfeita harmonia com o modo de encerramento do Novo Testamento e precisamos nos lembrar que o Apocalipse não é uma epístola, mas um grande tratado profético.
Mas, por que, então a Epístola aos Hebreus foi dada anonimamente? Para isto, acho que há uma resposta muito clara. Paulo está aqui escrevendo para seus próprios irmãos segundo a carne. Eles tinham um grande preconceito em relação a ele e ao seu ministério, embora ele se preocupasse com eles com todo o fervor e amor fraternal dedicado. Todavia, muitos deles repudiavam o apostolado dele e temiam a atitude dele em relação aos seus antigos rituais. Ele tinha tentado superar essa oposição. Na ocasião de sua última visita a Jerusalém, ele chegou a ir, por sugestão de Tiago, a pagar pelas ofertas sacrificiais de alguns irmãos que estavam em vias de serem liberados dos votos de nazireus. Mas, Deus não iria permitir isto, pois teria sido uma virtual negação da suficiência da única oferta do Senhor Jesus Cristo na cruz e, assim, a insurreição que ocorreu, sob a permissão de Deus, contra Paulo o salvou dessa aparente inconsistência. Provavelmente, durante o tempo de sua libertação, ele foi escolhido por Deus para escrever esta carta, chamando aqueles que criam no Senhor Jesus a se separarem totalmente do Judaísmo, pois todo o sistema estava prestes a ser definitivamente rejeitado com a destruição do templo judaico, o que iria ocorrer depois de mais alguns poucos anos. Portanto, Paulo age de acordo com o princípio que ele já tinha apresentado em 1 Coríntios 9:20: "E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.". Portanto, ele oculta sua identidade no tempo presente e não insiste em sua própria autoridade apostólica, mas, ao revés, faz seu apelo recorrendo às Escrituras do Velho Testamento, mas, é claro, sob a luz da nova revelação.
[Fim do excerto]
Solicitação Especial
O Tempo Está se Esgotando...
Incentivamos os leitores frequentes a baixar os ensaios existentes neste website para cópia de segurança e referência futura. Talvez eles não fiquem disponíveis para sempre.
Para saber um modo fácil de baixar todos os ensaios (mais de 370), escreva uma mensagem de correio eletrônico para mim.
Estamos caminhando rapidamente para um tempo em que materiais deste tipo somente poderão ser obtidos via email. A Irlanda está para aprovar uma lei de censura draconiana, a primeira do tipo no mundo "livre", que fechará websites como este e poderá resultar em penalidades como confisco de bens, multas financeiras e prisão por até cinco anos.
Os leitores que desejarem ser incluídos em uma lista futura para receberem mensagens de correio eletrônico, são convidados a me contactarem no seguinte endereço: jeremypauljames@gmail.com.
Autor: Jeremy James, artigo 397 em http://www.zephaniah.eu
Data da publicação: 22/9/2024
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/Apocalipse/hebreus.htm