Olhe Para Jesus Cristo Para Ser Salvo

Mas compreenda que simplesmente olhar para Ele não resolverá o problema!

Após Deus ter enviado Moisés para resgatar os filhos de Israel do cativeiro no Egito, a alegria deles se transformou em medo quando perceberam que estavam no deserto do Sinai. Da perspectiva limitada deles, tentar atravessar aquela terra estéril e seca era uma sentença de morte e eles começaram a murmurar amargamente. Não significava mais nada o fato de, apenas poucos dias antes, Deus os ter milagrosamente livrado do exército do Faraó, abrindo o Mar Vermelho e permitindo que eles o atravessassem sem sequer molhar os pés! E não significava mais nada o fato de Deus ter enviado o maná do céu para alimentá-los. Aquela pequena fé que eles possuíam coletivamente, bem depressa foi dissipada, e os milagres recentes não lhes proporcionavam encorajamento algum diante do presente dilema. Assim, eles reagiram conforme sua natureza e começaram a acusar tanto Deus como Moisés.

Bem, para equilibrar as coisas — eles se rebelaram e Deus os repreendeu prontamente! De uma hora para outra o acampamento se encheu de serpentes venenosas, milhares experimentaram suas picadas "ardentes" (Números 21:6) e "morreu muito povo de Israel". O trauma desse episódio os ensinou que Deus é longânimo (Êxodo 34:6 e Números 14:18), mas há um limite para Sua paciência:

"Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo" [Números 21:7].

Deus atendeu a oração de Moisés, mas não removeu as serpentes. Em vez de eliminar a causa, Ele disse a Moisés para oferecer uma cura! A solução envolvia fazer uma réplica, ou modelo, das serpentes venenosas e erguê-la em uma haste no meio do acampamento, a fim de que todos que fossem mordidos pudessem "olhar para ela" e viver! Moisés obedeceu à ordem de Deus e fez uma serpente de metal (um símbolo na Bíblia de julgamento sobre o pecado). Ele então a colocou em uma haste e a levantou onde todos no acampamento pudessem vê-la claramente.

Quanto tempo você acha que Moisés levou para fazer aquela serpente? Como isso incluía derreter o metal e lhe dar forma (o que era provável), teriam sido necessários no mínimo várias horas. As pessoas estavam morrendo por todas as partes do acampamento e ainda outros estavam sendo mordidos. O tempo era valioso e vidas preciosas estavam em perigo! Moisés concluiu sua tarefa e, quando ficou pronto, o emblema foi levantado, tornando a cura disponível para todos. Embora a narrativa não mencione quantos realmente sobreviveram ao olhar para a serpente, ela diz "morreu muito povo de Israel". E acredito que havia quatro tipos diferentes de vítimas presentes naquele dia — incluindo todos os que estavam naquela situação difícil.

(1) Havia aqueles que morreram antes e durante o período em que Moisés estava construindo o símbolo — A justiça Soberana de Deus foi imediata e sem cura no momento em que foi aplicada. (2) Muitos morreram ao se recusarem a olhar para a serpente por que consideraram tal solução ridícula. (3) Enquanto outros olharam e morreram, apesar de terem olhado. Mas como isso foi possível? Não disse Deus que todo aquele que "olhar para ela viverá" (Números 21:8)? Sim, mas quando analisamos o versículo 9 cuidadosamente, percebemos que eles, ao contrário daqueles do grupo (4) — a quem o versículo se refere — olharam para Ele, mas não com os olhos da fé:

"E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal, e ficava vivo." [Números 21:9].

A palavra traduzida como "olhava" é a palavra hebraica nabat — Hebraico 5027, Concordância de Strong — naw-bat'; uma raiz primitiva; examinar, isto é, olhar atentamente para; por implicação, considerar com alegria, graça ou atenção: — (resulta em) observar, considerar, olhar (com atenção), considerar, ter respeito, perceber. (ênfase minha)

Portanto, precisamos compreender que havia uma tremenda diferença entre vê-la — simplesmente olhar para ela — em contraste com olhar fixamente para ela com uma esperança sincera de ser curado. Contudo, a importância desse episódio não pode ser totalmente compreendida até considerarmos que ele serve como um "tipo", do qual a crucificação de Jesus Cristo foi o cumprimento. Essa relação foi demonstrada pelo Senhor quando Ele disse o seguinte:

"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." [João 3:14-15; ênfase adicionada].

Quando Jesus Cristo foi crucificado e "levantado" em uma cruz feita de madeira, o significado estava no julgamento de Deus (bronze) sobre o pecado (a serpente) — simbolizado séculos atrás quando Deus ofereceu aos filhos de Israel um remédio. A impetuosa ira de Deus contra o pecado foi derramada sobre Seu próprio Filho quando Ele foi colocado naquela cruz para morrer uma morte sacrificial. Naquele comovente e terrível momento, o puro e perfeito Filho de Deus literalmente tornou-se a essência do pecado e levou sobre Si o castigo que todos nós merecemos:

"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." [2 Coríntios 5:21].

Todo ser humano foi "mordido" pelo aguilhão do pecado e é por isso que foi necessário que Jesus fosse levantado e padecesse para que pudéssemos olhar para Ele e viver.

"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus." [Hebreus 12:2].

Porém, não devemos achar que um olhar vago — um olhar superficial de "não custa nada tentar", que é destituído de fé — resolverá o problema. Para obter salvação pelo sangue derramado de Jesus é preciso Lhe entregar toda a nossa atenção e olhar para Ele esperando o perdão. Além disso, devemos observar no versículo anterior em Hebreus que Ele é tanto o autor quanto o consumador da fé redentora. Do início ao fim, a fé tem sua origem em Jesus Cristo e Ele a dá a todos que — e na medida em que — Ele escolhe.

"Porque pela graça, que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." [Romanos 12:3; ênfase adicionada].

Portanto, tenho duas perguntas a fazer: (1) Você olhou para Ele? E (2) Houve algum benefício? Tragicamente, milhões continuam a enxergá-Lo de uma forma supersticiosa — olhando para Ele como um amuleto de boa sorte que pode salvá-los do inferno. Porém, somente uma minoria olha para Ele e confia nEle para receber a vida eterna.

"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." [Mateus 7:14; ênfase adicionada].

Se você olhou para Ele com fé para obter o antídoto para o veneno da serpente ardente do pecado, o Espírito Santo de Deus agora habita em você e a Sua presença evidencia a cura. Então, você tem certeza de que Ele realmente está ao seu lado? Sua salvação depende disso, mas, se houver alguma dúvida, eu o aconselho a visitar nossa "Página de Salvação" em http://www.espada.eti.br/salvacao.asp e observar atentamente os 12 "testes" logo no início. Um autêntico filho de Deus deve poder responder "sim" a todas às 12 perguntas — pelo menos até certo ponto. Embora seja verdade que algumas dessas características se tornem mais evidentes à medida que cresçamos na graça e conhecimento de Cristo (2 Pedro 3:18), todas elas são próprias do crente genuíno.

"Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" [Isaías 45:22].


Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza de que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam a vindoura Nova Ordem Mundial, o Reino do Anticristo, nas notícias do dia-a-dia.

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.

Se desejar visitar o site "The Cutting Edge", clique aqui http://www.cuttingedge.org

Que Deus o abençoe.

Autor: Pr. Ron Riffe
Tradução: Luciano M. Tsuda
Data da publicação: 30/11/2005
Patrocinado por: J. S. L. e M. R. D. S. L. — Sorocaba / SP
Revisão: http://www.TextoExato.com
A Espada do Espírito: https://www.espada.eti.br/p248.asp